Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Pedro, um sonhador

Pedro, um sonhador

Uma homenagem ao ex-prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho
publicado: 16/07/2021 09h53 última modificação: 07/11/2022 11h26

“Você já teve um sonho?” Assim começa o relato histórico de quando Pedro Wosgrau Filho, então prefeito de Ponta Grossa, adquiriu o terreno do Seminário Menor do Santíssimo Redentor, para que o local sediasse uma unidade do CEFET - Centro de Federal de Educação Tecnológica (atual campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

O primeiro contato realizado com o Ministério da Educação foi ainda no ano de 1989. Sua segunda tentativa foi já no ano de 1991, de posse de um cartão-postal que mostrava o prédio (na época à venda) que veio a sediar o CEFET, anos depois. A ideia inicial era que o próprio governo federal adquirisse o terreno para a instalação do Centro de Educação. Com a possibilidade negada pela secretaria de educação, Pedro Wosgrau fez uma nova proposta: o município poderia adquirir o terreno, contato que houvesse o compromisso federal da instalação do CEFET.

Por fim, Pedro Wosgrau Filho não só conseguiu o apoio do Ministério da Educação para a implantação do CEFET, como firmou a implantação de uma escola agrícola de primeiro grau e ainda o apoio federal para mais doze salas de aula para o município.Foi em 12 de novembro de 1991, depois de aprovada pela Câmara dos Vereadores através da Lei 4.618, que a propriedade do Seminário foi adquirida e parte dela seria então doada para a implantação do CEFET-PR em Ponta Grossa.

“Hoje em dia, quem caminha pelos corredores não faz ideia de quanta história tem cada parede, cada janela ou pouco de cimento ali colocados”. Em 21 de dezembro de 1992 foi inaugurada a Unidade de Ponta Grossa do CEFET-PR. “Foi o coroamento do sonho que havia começado em 1988, quando o então candidato a prefeito Pedro Wosgrau Filho subiu pela primeira vez em um palanque, num comício na Bairro Olarias, e prometeu que se fosse eleito traria uma escola técnica para a cidade.”

Quase 30 anos depois, o sonho de Pedro Wosgrau Filho se transformou no sonho de milhares de estudantes, na realização e alegria de incontáveis famílias e em grande parte da referência em educação pública e de qualidade que o município de Ponta Grossa possui. O CEFET-PR transformou-se em UTFPR, em 2005. Em Ponta Grossa, possui dez cursos de ensino superior, oito pós-graduações stricto sensu e tantos outros benefícios à sociedade. Tudo isso iniciado com o sonho de um homem: Pedro Wosgrau Filho.

O Conselho Universitário da UTFPR reconheceu esta valorosa contribuição através da outorga do título honorífico de Mérito Universitário, ocorrido em sessão solene do dia 29 de março de 2019.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa deixa aqui sua singela homenagem a Pedro Wosgrau Filho, falecido em 13 de julho de 2021.

Informações: Livro Crônicas de ontem e de hoje:
um resgate histórico do prédio da Unidade de PG do CEFET-PR,
de Paulo Cesar Machado.