Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > PIBID & RP Biologia

PIBID & RP Biologia

Programas PIBID e Residência Pedagógica iniciarão suas atividades em outubro de 2020
publicado: 18/07/2020 11h10 última modificação: 07/11/2022 11h25

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, através de edital publicado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, foi contemplada com um total de 504 bolsas, a serem distribuídas entre os cursos de Licenciatura dos 13 câmpus da instituição. Este resultado é um dos melhores entre as instituições de ensino superior do Paraná.

As bolsas conquistadas, através de projetos institucionais submetidos à CAPES, em seus editais nº 1 e nº 2 de 2020, dividem-se da seguinte forma:

• 264 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; e

• 240 bolsas de Residência Pedagógica (RP).,

A distribuição das bolsas disponíveis segue os critérios definidos pela Comissão para a Formação de Professores na UTFPR. Desta forma, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do câmpus Ponta Grossa, receberá 24 bolsas para o PIBID e outras oito bolsas para o Programa de Residência Pedagógica.

Está previsto para o mês de agosto a publicação de editais da UTFPR com os critérios para a seleção dos bolsistas e voluntários, bem como para as escolas estaduais de Ponta Grossa habilitadas para as atividades de iniciação à docência. A seleção dos bolsistas para ambos os Programas acontecerá em setembro, com o início das atividades (mesmo que remotas) em outubro de 2020 e seu encerramento em março de 2022.

É possível acompanhar a divulgação de ambos os programas pelo canal do GEPEB - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia, no instagram: @gepeb_utfprpg

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail oficial: pibidresidenciautfpr@gmail.com , ou para os professores coordenadores dos programas: Danislei Bertoni (PIBID) – danisleib@utfpr.edu.br e Lia Maris Orth Ritter Antiqueira (RP) - liaantiqueira@utfpr.edu.br .

Os programas

De acordo com o site oficial da CAPES, o Pibid e o Residência Pedagógica são destinados a alunos de licenciatura. O primeiro oferece aos bolsistas que estão na primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica.

Clique AQUI para saber mais sobre ambos os programas.