Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Planejamento e Capacitação

Planejamento e Capacitação

Palestra e apresentação das diretorias do campus marcaram o início das atividades do segundo semestre de 2023
publicado: 28/07/2023 13h54 última modificação: 28/07/2023 13h54

O evento "Reconexão e Perspectivas" realizado na quinta-feira (27) marcou o início das atividades do segundo semestre de 2023 e da abertura do período de Capacitação e Planejamento do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Durante o encontro os diretores do Campus relataram as conquistas e atividades realizadas no período anterior, além de apresentar as propostas e planos para o semestre que se inicia. Segundo o Diretor de Graduação e Educação Profissional, Murilo Oliveira Leme, as expectativas para o início deste segundo semestre são as melhores possíveis. “Esperamos uma semana de muito trabalho e reflexões. Abordaremos temas importantes para a comunidade acadêmica relacionados a inclusão”, comenta.

Murilo Leme destaca, que neste período letivo um dos diferenciais será a entrada de estudantes ingressantes tanto do vestibular, quando do Sistema Único de Seleção Unificada (SiSU), o que faz com que grande parte dos calouros já iniciem suas atividades no primeiro dia de aula. O diretor de graduação também salienta os trabalhos em prol da realização do Exame Nacional de Cursos (ENADE 2023) por parte dos alunos das engenharias, bem como a implementação das novas matrizes curriculares que trazem a extensão como parte do currículo de formação.

A palestra de abertura do período de Capacitação e Planejamento ficou a cargo do o Subtenente do Corpo de Bombeiros, Flávio Roberto Blum, que falou sobre a importância do reconhecimento de situações emergenciais e a correta atuação diante das mesmas. Com o objetivo de sensibilizar e capacitar a comunidade acadêmica foram apresentados procedimentos básicos de primeiros socorros e a forma adequada de comunicar emergências aos órgãos competentes. O palestrante explicou a importância de reconhecer os sintomas e da correta comunicação no momento de solicitar ajuda aos órgãos competentes. “Tecnicamente você precisa saber o protocolo da abordagem primária, seguir passo a passo essa abordagem, porque ela é uma sequência lógica que te leva a eliminar situações, para que você chegue ao final a um diagnóstico”, explica.

Durante sua palestra Flávio Blum enfatizou a necessidade de empatia para uma resposta adequada por parte dos servidores frente a eventos críticos. “Quando você verifica que uma pessoa está precisando (...) a empatia faz com que você se doe para ela. Quando você não tem empatia você pensa só em si, você não consegue ver a dor do outro e nem imaginar que outro está passando por essa dor, porque você não está passando por isso. (...) A empatia é o primeiro passo, antes da abordagem (...) a partir da empatia eu vou querer aprender como funciona o atendimento, porque estou me propondo a atender, por isso eu quero aprender. Se eu não tiver empatia, eu não vou nem querer aprender, porque eu acho que não vou precisar, porque eu me preocupo apenas comigo e não com outro”, analisa o Subtenente.

Quanto a opção em transformar o período de Planejamento e Capacitação em um evento temático que busca debater a acessibilidade e inclusão pelo viés educacional, o Diretor de Graduação explica que essas questões já vem sendo trabalhadas desde semestres anteriores, mas pela importância do tema e para atender demandas internas, a equipe que organiza o evento entendeu que seria necessário dedicar uma semana só para a reflexão desse assunto. “Apesar de todo o trabalho já realizado pelo NAI e NUAPE junto a nossa comunidade acadêmica, é importante abordar de forma mais profunda o tema trazendo profissionais que são referência em inclusão e acessibilidade para poder compartilhar seus conhecimentos, tanto nas palestras, bem como nas oficinas”, afirma.

Os organizadores lembram que é importante que os servidores, docentes e técnicos administrativos, façam as inscrições tanto nas palestras quanto nas oficinas, para que recebam certificado de participação. Para ter acesso ao formulário de inscrição clique aqui. O evento que marca o período de Planejamento e Capacitação para o Semestre de 2023 está sendo organizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e de Assistência Estudantil (NUAPE-PG) e pelo Departamento de Educação (DEPED-PG), com apoio da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-PG).