Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Premiação Nacional

Premiação Nacional

Trabalho representará o câmpus PG no Prêmio Destaque Iniciação Científica e Tecnológica
publicado: 23/02/2021 12h49 última modificação: 07/11/2022 11h25

O trabalho “Objetos 3D como apoio ao ensino de matemática inclusivo” foi indicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, para representar a instituição na 18ª edição do “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica” promovido pelo CNPq. A pesquisa representará a grande área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC.

Realizado no câmpus Ponta Grossa da UTFPR, o trabalho tem como bolsista o estudante Thiago Roberto dos Santos, e como orientadora a docente Sani de Carvalho Rutz da Silva. A indicação teve como parâmetro a maior média de nota alcançada pela avaliação do relatório e apresentação no SEI/SICITE 2020. A pesquisa desenvolvida no câmpus Ponta Grossa obteve o índice 4,72, dentre 5 pontos possíveis.

A UTFPR, ao indicar bolsistas em três grandes áreas, concorre à premiação de mérito institucional, com a possibilidade de receber mais dez cotas de bolsa. Já a premiação para o acadêmico bolsista consistirá em:

• Quantia em dinheiro, ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento, no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais);
  • Uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado, no país, ao bolsista agraciado, por categoria e por cada grande área do conhecimento, e
  • Uma passagem aérea e hospedagem para participação na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2021.

O resultado final da premiação será divulgado no dia 15 de junho de 2021, no endereço: www.destaqueict.cnpq.br.

Entenda mais sobre a premiação

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica tem como objetivos premiar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e de qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - PIBITI.