Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Premiação SEI-SICITE

Premiação SEI-SICITE

Representantes do Campus Ponta Grossa conquistaram seis prêmios e durante a entrega da premiação foi destacada que a organização do SEI-SICITE 2023 caberá ao Campus Ponta Grossa.
publicado: 09/12/2022 10h21 última modificação: 09/12/2022 10h21
Professora Sani Rutz que recebeu o Prêmio "Mulheres na Ciência 2022”.

Na tarde de quinta-feira (8), foi entregue a premiação do SEI-SICITE 2022 aos representantes do Campus Ponta Grossa que conquistaram seis prêmios. Os prêmios são frutos do evento realizado em novembro de 2022, sob a coordenação do Campus Santa Helena, trazendo pesquisa, extensão e inovação como caminhos para a sustentabilidade. Durante a entrega da premiação foi destacado o anuncio de que o SEI-SICITE 2023 será organizado por Ponta Grossa.

O Diretor-Geral, Abel Dionizio Azeredo, parabenizou todos os premiados pelo SEI-SICITE 2022. Ele comentou a relevância do evento e a importância da coordenação ser realizada por Ponta Grossa em 2023. Para o Diretor essa é uma grande oportunidade do campus conseguir mais destaque na comunidade cientifica da UTFPR, apresentando a estrutura e as atividades de pesquisa e extensão que são desenvolvidas no campus. Azeredo lembrou ainda que este possa ser um momento propício para pleitear melhorias junto à reitoria.

Anualmente, a UTFPR proporciona um espaço de trocas e aprendizados para sua comunidade acadêmica com a realização do Seminário de Extensão e Inovação (SEI) e o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE). O Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Augusto Lourençato, destacou a relevância da iniciação cientifica como a porta de entrada para a pós-graduação e lembrou a importância que a pesquisa científica tem para a sociedade, fazendo assim referencia à necessidade de abertura desse espaço de debate e troca de experiência para a comunidade academica da UTFPR. Quanto ao fato de Ponta Grossa ser a sede do SEI-SICITE 2023, Lourençato mostrou muito entusiasmo e anunciou que a Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rozane de Fátima Turchiello Gomez, será responsável pela coordenação local do evento.

Realizada a entrega das premiações aos alunos e professores do Campus Ponta Grossa, outro momento de destaque foi a premiação da Professora Sani Rutz que recebeu o Prêmio "Mulheres na Ciência 2022”. A professora dedicou o prêmio a todas as mulheres do Campus Ponta Grossa e comemorou o aumento no número de mulheres nos cursos de engenharia e tecnologia, destacando que, por serem áreas que ainda tem o predomino masculino, há muito a se fazer para que mais mulheres ingressem nessas carreiras. Ela também parabenizou as que já conquistaram um lugar tanto na graduação como na pós-graduação.

Destaques SEI-SICITE 2022

Realizado entre os dias 7 e 11 de novembro, o SEI-SICITE 2022, promovido pelo Campus Santa Helena teve números de destaque. Foram 19 palestras, quatro minicursos, nove oficinas e quase 1200 apresentações de trabalhos, divididos em 35 áreas temáticas. Concluídas as apresentações foram premiados os três trabalhos melhores avaliados em cada categoria.

Confira quais foram os trabalhos do Campus Ponta Grossa que foram premiados no SEI-SICITE 2022:

Otimização de impressão 3D de um dominó para o ensino inclusivo, de Renata Cury Caruso e Sani de Carvalho Rutz da Silva

Expansão do conhecimento produzido na Universidade com o uso de Podcast, de Danyele Massaco Takada, Milena Mayer e Elisabete Hiromi Hashimoto.

Efeito da temperatura de deformação em aços inoxidáveis austeníticos, de Henry Otavio Fontana e Denilson José Marcolino de Aguiar.

Integração entre tecnologias digitais e ferramentas Lean: revisão sistemática de literatura, de Giovanna Bueno Marcondes, Joseane Pontes e Arthur Henrique Gomes Ross.

Análise de influência dos parâmetros de fechamento no modelo de célula unitária para escoamentos gás-líquido no padrão intermitente Alysson Henrique Rublesperger de Almeida e Luiz Eduardo Melo Lima.

Caracterização e determinação da energia de gap via espectroscopia fotoacústica de catalisadores de nióbio e titânio modificados, de Betina Christi Semianko, Pietra Bianca Pires, Andressa Oliveira Rodrigues, Maria Eduarda KounarisFuziki, Giane Gonçalves e Daniele Toniolo Dias Ferreira Rosa.