Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Prêmios do concurso de economia circular “From Linear to Circular Ideas” foram entregues

Equipe Intervém-Mush ficou com o segundo lugar no concurso. A ideia é produzir uma embalagem de biocompósito e biofilme a partir de microorganismos.
publicado: 19/07/2021 08h26 última modificação: 07/11/2022 11h26

O concurso de ideias está na primeira edição e foi idealizado pelo Grupo de Trabalho de Economia Circular, da Rede Campus Sustentável, em Portugal, e contou com a parceria das instituições: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Houve também a colaboração e parceria de diversas organizações, como Associação Smart Waste Portugal, Associação Natureza de Portugal, Delta Cafés, Entogreen, Intraplás, Soja de Portugal e Circular Economy Portugal.

Na primeira fase do concurso foram admitidas 30 ideias, com mais de 144 participantes, cerca de 20 Instituições do Ensino Superior, e localizadas em 14 diferentes cidades de Portugal e do Brasil. Na segunda fase, cinco ideias foram escolhidas pelo júri e tiveram a oportunidade de participar de sessões de mentoria e de formação, na modalidade online, em diversos tópicos de economia circular e áreas correlatas com os parceiros e colaboradores do concurso, com filiações em universidades, industrias e ONGs.

No dia 26 de junho foi realizado o evento online para a atribuição das premiações.

E no dia 13 de julho, na UTFPR Campus Ponta Grossa, o aluno de doutorado e também membro da comissão organizadora do concurso, Murillo Vetroni Barros, realizou uma entrega simbólica para equipe Intervém-Mush, segunda coloca no concurso. A equipe irá receber da empresa Entogreen (Portugal), o prêmio no valor de 1000 euros.

Durante a breve cerimônia, Murillo Vetroni Barros realizou a entrega do prêmio ao professor Dr. Antonio Carlos de Francisco, membro da Equipe Intervém-Mush e também professor da instituição. Ainda, estavam presentes, em formato online, os outros integrantes da equipe premiada e Diogo Palha, representando a organização Entogreen.

Da mesma fora que ocorreu no Brasil, a premiação do primeiro e terceiro lugar do concurso, e os prêmios destinados as vagas de estágios aos alunos foram entregues na Universidade de Coimbra, no dia 8 de julho.

“A intenção do concurso foi mobilizar a comunidade científica, incluindo alunos e professores a refletirem sobre a temática de economia circular e como se pode mudar os paradigmas na sociedade e na indústria para um mundo mais limpo, sustentável e circular”, explica Murillo Vetroni Barros. Além disso, de acordo com a comissão organizadora, novidades vem por aí para a segunda edição do concurso que será realizada em 2022.