Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Prevenção ao suicídio
conteúdo

Notícias

Prevenção ao suicídio

Saúde mental, qualidade de vida e prevenção ao suicídio para além do Setembro Amarelo
publicado: 06/10/2020 17h54 última modificação: 06/10/2020 18h11

A prevenção ao suicídio é uma das grandes pautas de setembro, quando se tem um mês todo dedicado ao assunto. Porém, a temática da saúde mental, da qualidade de vida e também da valorização da vida é importante todos os dias e meses do ano. Pensando nisso, no próximo dia 08 de outubro, um evento virtual abordará estas questões, a partir das 19 horas, no canal da UTFPR no YouTube.

O encontro online está sendo organizado pela Comissão de Saúde Mental e Qualidade de Vida (Comissão UTFPR-VIDA), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e possui o título de "Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio - para além do Setembro Amarelo". Para participar não é necessária a inscrição prévia, com a possibilidade de qualquer um assistir ao debate através do link de acesso.

Estarão presentes para a discussão do tema, suas implicações e possíveis caminhos para enfrentamento:

  • A psicóloga da UTFPR Toledo, Telma Beiser de Melo Zara
  • O representante do Centro de Valorização da Vida de Curitiba, Antônio Carlos Vilela
  • A psicóloga da UTFPR Ponta Grossa, Cintia Azevedo Gonçalves

A transmissão ao vivo será acessível, portanto, terá também a participação de duas intérpretes de Libras: Aneliz Alencar (câmpus Apucarana) e Talicia Kuhn (câmpus Ponta Grossa).

A importância do assunto:

Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma questão de saúde pública, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens - e com riscos agravantes durante o isolamento social derivado da pandemia de Covid-19, em 2020. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.