Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Professor da UTFPR-PG tem tese aprovada com louvor

Professor da UTFPR-PG tem tese aprovada com louvor

Docente do campus PG cursou o programa doutoral em ciência e tecnologia da informação da Universidade de Coimbra (Portugal)
publicado: 17/01/2022 09h33 última modificação: 07/11/2022 11h26

No último dia 06 de janeiro de 2022 o professor Saulo Jorge Beltrão de Queiroz, do Departamento de Informática da UTFPR-PG, teve sua tese aprovada com distinção e louvor na Universidade de Coimbra (Portugal). O destaque conquistado pelo docente é o mérito máximo ofertado pela instituição para trabalhos desenvolvidos em seus cursos de pós-graduação.

Sob a orientação do professor Edmundo Monteiro e João Vilela, o trabalho “Análise da Complexidade Espectro-Computacional para Comunicações Sem Fios” (traduzido do título original: Spectro-Computational Complexity Analysis for Wireless Communications), foi apresentado ao Programa Doutoral em Ciência e Tecnologia da Informação da Universidade de Coimbra (Portugal), curso da área da Computação, na linha de pesquisa de  Sistemas e Teoria de Informação.

O trabalho completo ainda não está disponível para leitura, mas é possível conhecer parte da pesquisa em artigos científicos e software produzidos que já estão publicados. Além disso, o docente deu um panorama geral do seu estudo:

• De modo geral, como você explicaria a pesquisa desenvolvida em sua tese de doutoramento?

A tese propõe a unificação matemática entre dois indicadores de desempenho muito relevantes para redes sem fio (como WiFi, 4G, 5G, etc.), a saber, a quantidade de dados que se consegue colocar nas ondas eletromagnéticas dessas redes e o processamento computacional necessário para tal tarefa. Com a crescente demanda por tráfego nas redes sem fio, os projetistas das redes acabam por adotar mais ondas eletromagnéticas a fim de aumentar a taxa de transmissão de dados. A quantidade máxima de dados que uma dada solução consegue colocar nas ondas é objeto de estudo da teoria da informação e é dada pela eficiência espectral. Por outro lado, para transformar nossos vídeos, fotos, textos etc em sinais de onda, nossos celulares precisam antes realizar uma quantidade de cálculos que também depende da solução de rede sem fio proposta. Tal quantidade é chamada de complexidade computacional e é objeto de estudo da teoria da ciência da computação.
A tese apresentou o primeiro modelo matemático unindo a eficiência espectral com a complexidade computacional. Com isso, configurações de redes sem fio antes consideradas impossíveis de serem implementadas (por causa do alto custo computacional) foram demonstradas como factíveis na prática. Ao auxiliar projetistas de redes sem fio a calcular o balanço ótimo entre taxa de transmissão e complexidade computacional, a tese tem impacto direto na diminuição do consumo energético e custo de produção dos dispositivos sem fio como tablets e smartphones.

• Tendo já uma carreira consolidada em uma instituição nacional, o que te levou a buscar o seu doutoramento fora do Brasil?

Em 2015 fui apresentar um artigo científico na Universidade de Salamanca, na Espanha. Nesta viagem, tive oportunidade de realizar uma visita técnica aos professores Edmundo Monteiro e João Vilela que concederam-me acesso ao laboratório de prototipação de sinais de rádios (que ainda não disponho no meu departamento). A partir dos resultados preliminares que obtive, surgiu a motivação para disputar uma vaga de doutorado da Universidade de Coimbra.

• Para você, o que representa a aprovação com distinção e louvor, recebida pela Universidade de Coimbra?

A aprovação do doutorado com "distinção e louvor"  representa o máximo reconhecimento possível da Universidade de Coimbra à qualidade de um trabalho de pós-graduação. Para mim, além da grande alegria e honra que sinto, tal distinção reitera que a qualidade de uma pesquisa resulta da busca honesta (desprovida de emoções ou enviesamentos) por respostas que respeitam o método científico, em vez da busca desenfreada por insuflar indicadores de desempenho. Recebi esta liberdade dos meus orientadores durante o doutorado e pretendo continuar com ele em minha vida profissional.