Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Programa de Auxílio Estudantil - PAE

Programa de Auxílio Estudantil - PAE

PAE

Aberta seleção de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica para distribuição de auxílios
publicado: 08/02/2021 14h20 última modificação: 07/11/2022 11h25

Nesta segunda-feira (08) foi lançado o edital para abertura de inscrições para o Processo de Seleção do Programa de Auxílio Estudantil (PAE), destinado aos estudantes regularmente matriculados na UTFPR. No câmpus Ponta Grossa, podem concorrer alunos da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

São previstos três tipos de apoio financeiro ao estudante, mas basta uma única inscrição para concorrer a uma ou mais modalidades de auxílio, sendo eles:

1. Alimentação (tem como referência os valores de R$100,00 mensais para almoço e R$100,00 mensais para jantar);
  2. Básico (visa contribuir com os custos decorrentes de material didático, transporte, internet e demais despesas para estudar na UTFPR: R$200,00 mensais);
  3. Moradia (para contribuir com a estadia do estudante fora do domicílio de origem, por ocasião do curso: R$300,00 mensais).

Os candidatos serão classificados em Lista Unificada por ordem decrescente do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (item 11 do edital), que compreende: condições sociais e econômicas, relacionadas à vida acadêmica, habitação, saúde e transporte.

A partir de 2021, o envio da documentação comprobatória será realizado de forma on-line, por meio de upload na plataforma de inscrição - vinculada ao Portal do Aluno (item 7 do edital). Os prazos para inscrições dependem de qual “grupo” o estudante se enquadra.

A primeira etapa de inscrições (referente a 2020/2, item 7 do edital) selecionará estudantes para recebimento dos auxílios durante os meses de março de 2021 a fevereiro de 2022. Outras etapas já estão previstas e todos os estudantes interessados devem ter ciência, na íntegra, do conteúdo do Edital 005/2021 PROGRAD/ ASSAE - Processo de Seleção do Auxílio Estudantil UTFPR.

Como fazer a inscrição:

• Acesse o Portal do Aluno e selecione a opção Inscrição Auxílio Estudantil
  • Você será redirecionado para a Plataforma de Inscrição e precisará fazer nova autenticação;
  • Responda ao questionário e preencha o quadro de composição familiar;
  • Selecione as Modalidades de Auxílio;
  • Faça o upload da documentação comprobatória (Anexo A do Edital);
  • Finalize a inscrição e fique atento ao e-mail principal cadastrado no Portal do Aluno.