Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Projeto da UTFPR-PG recebe caminhão

Projeto da UTFPR-PG recebe caminhão

Modelo DAF XF105 fará parte da trabalho desenvolvido pelo projeto SegurAuto
publicado: 24/09/2021 14h48 última modificação: 07/11/2022 11h26

Na tarde da última quinta-feira (23) os alunos do projeto SegurAuto, do programa ROTA2030, coordenados pelo professor Max Mauro Dias Santos, receberam um caminhão da DAF Caminhões do Brasil. A pré-recepção do veículo foi realizada na entrada principal do campus e contou também com a presença do professor Abel Dionizio Azeredo, diretor-geral da UTFPR Ponta Grossa.

O caminhão, modelo DAF XF105, será utilizado como veículo  de teste para aquisição e processamento de dados de ambiente e de veículo. Estiveram presentes para a recepção os acadêmicos Lucas Reksua, Matheus Szymczak Inácio, Vitor Augusto Pagani e Adilson Fernandes, motorista que auxiliou a equipe no recebimento do caminhão. Projeto que conta também com os alunos: Daniel Carvalho de Ramos, Hugo Kenji Taciro Leal, João Alexandre de Carvalho Santana, Matheus Schlosser Basso,  Mathias Rodrigues da Luz, Plinio Villas Boas e Welbe Souza Gama.

Para complementar este projeto, está prevista a utilização de outros três modelos de caminhões, que serão cedidos por outras montadoras à pesquisa desenvolvida na UTFPR-PG.

Conheça o projeto SegurAuto

(informações DC Mais)

O “Projeto e Desenvolvimento Integrado de Funções de Segurança Assistida ao Condutor e Ambiente para Veículos Autônomos (SegurAuto)” integra o Rota 2030 através da linha temática “Desenvolvimento de dispositivos/sistemas de segurança ativa e passiva para passageiros e pedestres (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista /ADAS).

Ele iniciou no dia 19 de fevereiro de 2021 e tem duração de 36 meses. “Durante esses três anos apenas as empresas parceiras terão acesso ao estudo, mas depois a tecnologia será aberta”, explica o prof. Dr. Max Mauro.

O projeto tem como parceiras empresas como a Bosch, AVL, Vector Informatik, FCA, Mercedes, Renault, BMW e DAF, e algumas das montadoras cederão veículos para o projeto. Para a UTFPR-PG já estão confirmados, além do modelo entregue pela DAF, outros três, sendo eles BMW 750, BMW X5, Renault Duster.

No total, somando as contrapartidas das empresas e das instituições de ensino e a captação do Fundep, R$1,39 milhão de recursos serão investidos apenas no trabalho realizado pela UTFPR-PG.