Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Projeto LER³ [em foco]

Projeto LER³ [em foco]

Lixo eletrônico e o reaproveitamento de resíduos é foco de projeto em PG
publicado: 03/08/2020 08h56 última modificação: 07/11/2022 11h25

Vocês sabiam que apenas 2% de todo o lixo eletrônico brasileiro é reciclado? Para ajudar a diminuir a pilha de 53 milhões de toneladas deste tipo de resíduos, produzido todos os anos no mundo*, foi criado o LER³ - Lixo Eletrônico: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Este projeto busca iniciar o processo de destinação adequada para resíduos eletrônicos produzidos na UTFPR PG.

Com menos de um ano de criação, a equipe ainda tem trabalhado em estruturar os processos a serem realizados, mas já possui expressivos resultados e grandes ideias para colocar em prática. Sendo totalmente interdisciplinar, o projeto surgiu com o professor Jeferson Gomes, ao receber muitos materiais em seu laboratório e visualizar a necessidade de dar a correta destinação a eles. O docente iniciou os trabalhos com alunos convidados, mas a equipe já planeja o ingresso de novos membros através de processo seletivo.

Estudantes de vários cursos da instituição poderão participar, pois gerenciar de forma adequada este lixo eletrônico pode demandar o trabalho e pesquisa de múltiplas áreas, como comenta do estudante de Engenharia Eletrônica, José Manoel. Inserido nas atividades de separação e desmontagem dos equipamentos, o estudante ainda fala sobre as perspectivas futuras para o projeto, como a criação de um museu, pois “o estudante que entra hoje no curso de engenharia elétrica não tem mais noção de como as coisas funcionavam 20 anos atrás, isso pode agregar muito para o nosso conhecimento acadêmico”.

José Manoel, juntou-se aos colegas Oryana e Geraldo, integrantes do projeto, para contar um pouco mais do que tem sido feito, confira a entrevista no link a seguir: https://youtu.be/KPOIOQBkL24

*Dados da Universidade das Nações Unidas