Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Projeto Rondon

Projeto Rondon

Sete alunos e dois professores da UTFPR Câmpus Ponta Grossa participam da Operação Yaguaru
publicado: 17/01/2020 11h44 última modificação: 07/11/2022 11h25

No dia 16 de janeiro de 2020, alunos e professores da UTFPR Câmpus Ponta Grossa iniciaram sua participação em mais uma edição do Projeto Rondon, neste ano denominada Operação Yaguaru. As atividades acontecerão até o próximo dia 02 de fevereiro, contando com a participação de mais treze instituições de ensino superior do estado, totalizando 232 rondonistas voluntários.

A equipe que representa a UTFPR conta com sete estudantes e dois professores do Câmpus Ponta Grossa, unidos a mais nove alunos e um docente do IFPR Palmas, além do Sargento Emerson Vieira (anjo da equipe). Este grupo passará duas semanas em Ouro Verde do Oeste, trabalhando com a comunidade em oficinas que abrangem temas como saúde, educação, cidadania, direito, engenharia, meio ambiente, entre outros.

Nesta edição de 2020, o projeto Rondon estará presente em 12 municípios do oeste do Paraná. A equipe da UFTPR atuará em Ouro Verde do Oeste, e as demais equipes estarão divididas entre as localidades de: Anahy, Braganey, Céu Azul, Diamante do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Santa Lúcia, São Pedro do Iguaçu, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste. A seleção das microrregiões que recebem o projeto é feita de acordo com a concentração de cidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), exclusão social e isolamento territorial.

O Câmpus Ponta Grossa, que já participou de cinco edições da Operação Rondon organizadas pela UEPG, soma mais uma em seu portfólio, marcando presença junto à comunidade e reforçando o caráter extensionista da universidade. Em uma via de mão dupla, a universidade oferta habilidades específicas à comunidade atendida pelo projeto e o estudante rondonista consolida questões relativas à responsabilidade social e cidadania.

Conheça o Projeto Rondon

Esta é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa em parceria com estados e municípios, para que junto às lideranças locais comunitárias e a população, contribuam com o desenvolvimento local sustentável.

O objetivo do Projeto Rondon é contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida das comunidades em situação de vulnerabilidade, usando as habilidades universitárias.

Para mais informações, acompanhe o Projeto Rondon através das redes sociais:

Site: www.projetorondon.defesa.gov.br
Facebook: @projetorondonoficial