Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Protagonismo & Organização

Protagonismo & Organização

Foram os destaques da IV SAI que buscou abordar temas relevantes e de interesse de toda comunidade acadêmica.
publicado: 06/10/2023 14h03 última modificação: 06/10/2023 14h03

A IV Semana Acadêmica Integrada (IV SAI) movimentou o Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento encerra nesta sexta-feira, (6) com destaque para a o protagonismo de professores e estudantes que atuaram na organização, promovendo uma programação com diversas atividades como palestras, minicursos e visitas técnicas.

O Presidente da IV SAI, Felipe Mezadri, explica nessa edição optou-se por promover eventos distintos, mas mantendo a mesma data no calendário acadêmico. Ele diz que esse formato de trabalho impulsiona o protagonismo dos organizadores e destaca o apoio da Diretoria de Graduação (DIRGRAD), que atuou nas questões administrativas e de logística do evento.

A programação das semanas acadêmicas buscou abordar temas relevantes e de interesse de toda comunidade acadêmica. Como a palestra sobre “Aprendizagem ao longo da vida, realizada pelo Prof. Dr. Jean-Marc Stephane Lafay”, que atua como Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, que trouxe aos alunos algumas provocações sobre a necessidade de sempre buscar novos conhecimentos, para o desenvolvimento de habilidades pessoais e pertencimento ao modo de vida atual, que está em constante processo de transformação, exigindo uma alta capacidade de adaptação.

Outro exemplo, de aproximação com o cotidiano, foi a palestra sobre Primeiros Socorros, ministrada pelo 2º Tenente do Corpo de Bombeiros,  Paulo Cesar de Carvalho Paes Junior, com apoio do Aspirante Bruno Bordignon. A atividade que contou com o apoio do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, trouxe aos acadêmicos, além de informações, a possibilidade de realizar atividades prática que podem ser úteis em situações de emergência.

Com uma programação participativa as semanas acadêmicas trouxeram muitas outras pautas para o debate como o mercado de trabalho, Inteligência Artificial, estresse acadêmico e questões éticas que irão permear a atuação dos futuros profissionais formados pela universidade.