Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > RELAÇÕES INTERNACIONAIS

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Campus Ponta Grossa recebe a visita de Representante do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) com o objetivo de estreitar parceiras entre as duas entidades.
publicado: 13/12/2022 17h07 última modificação: 13/12/2022 17h07

A visita do Professor Luís Manuel Ribeiro de Mesquita, representante do Instituto Politécnico de Bragança integra a agenda de atividades de internacionalização do campus Ponta Grossa. O visitante chegou nesta segunda-feira (12) sendo recepcionado pelo Diretor-Geral, Abel Dionizio Azeredo, no Gabinete da Direção onde participou de uma conversa com o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Augusto Lourençato e o Diretor de Graduação em Exercício, Felipe Mezzadri. Também estiveram presentes na recepção ao Professor Mesquita a Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rozane de Fátima Turchiello Gomez e o Professor Gerson Henrique Dos Santos.

O Professor Responsável pela Internacionalização da Engenharia Mecânica, Thiago Antonini Alves, destaca que o principal motivo da visita do representante do IPB é tratar de assuntos relativos ao Edital de internacionalização provido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), que culminou em um projeto em parceria entre as duas instituições, com várias publicações em andamento e uma defesa de mestrado no Campus Ponta Grossa, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM). Alves contou, que desde que iniciou a parceria com o IPB, mais de 14 alunos do curso de Engenharia Mecânica, do Campus Ponta Grossa, já participaram das atividades realizadas em Portugal e que muitos desses alunos desenvolveram suas pesquisas junto ao grupo de estudo do Professor Mesquita.

O professo visitante salientou que é muito importante esse contato direto com as entidades parceiras para estreitar laços, o que definiu como dar um passo a frente nesse caminho que é trilhado de forma conjunta, destacando a UTFPR, em especial o Campus Ponta Grossa como grande parceiro do IPB. “O histórico de colaboração entre as duas instituições já vem de largos anos e nosso objetivo é sempre estreitar essas relações, tanto nas atividades acadêmicas, como nas atividades de pesquisa. Minha presença aqui vem, nesse sentido, de promover uma maior colaboração na realização de pesquisas entre nosso grupo de pesquisadores no Instituto Politécnico e a UTFRP”, informou.

A intenção da parceira é concretizar linhas de pesquisa comuns entre as duas instituições e ampliar o número de projetos desenvolvidos de forma conjunta. Mesquita diz que, atualmente, muitos ex-alunos da UTFPR, que passaram pelo processo de dupla diplomação trabalham como pesquisadores no grupo de estudo que coordena no IPB.

O representante do Instituo Politécnico acompanhou as atividades da Reunião Rota 2030 realizada no Campus, na tarde de segunda e durante a terça-feira (13). Seguindo a agenda da semana em que estará no Brasil, Mesquita fará uma visita às instalações do Curso de Engenharia Mecânica, na quarta-feira (14), para conhecer a infraestrutura disponibilizada aos alunos. No período da tarde, o visitante participará de uma reunião com os professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, com representantes dos campi Ponta Grossa e Cornélio Procópio.

Também na quarta-feira, está prevista a realização de um Seminário, que será aberto a participação de professores pesquisadores e alunos da instituição, às 16h, no miniauditório do Bloco L.  Nessa ocasião, Mesquita irá falar sobre Segurança Contra Incêndio, com apresentação do Projeto “SEGURANÇA AO FOGO DE ESTRUTURAS: Cálculo Estrutural e Materiais de Proteção ao Fogo”. Ele explica que abordará o tema sob duas perspectivas. A primeira é o cálculo estrutural, com o objetivo de ter estruturas mais seguras quando expostas a um incêndio e a segunda é a utilização de vários materiais para proteger as estruturas dessa exposição ao fogo. De forma prática o professor destaca que suas pesquisas têm trabalhado no desenvolvimento de novos produtos e materiais que apresentem melhor desempenho quando expostos a condições de incêndios.

Na quinta-feira (15) a agenda segue com reuniões internas. Antes do retorno para Portugal o professor Mesquita fará uma visita a Reitoria, na sexta-feira (16) e também irá conhecer as instalações do Campus Ecoville, em Curitiba.