Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Representatividade UTFPR

Representatividade UTFPR

Professor do Campus Ponta Grossa é nomeado para compor a Comissão que escolherá novo diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).
publicado: 05/07/2023 14h15 última modificação: 05/07/2023 14h15
Da direita para esquerda: professor Hugo Valadares Siqueira, ao lado do professor Marcos Danhoni.

Professor do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PG), foi escolhido para compor a Comissão de busca para escolha do novo diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). A nomeação do Professor Hugo Valadares Siqueira foi realizada pela Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos.

As reuniões para escolha do novo diretor do CTI ocorrerão no início de agosto, deste ano. Durante os encontros serão realizadas as análises de currículo e entrevista dos candidatos. Siqueira explica que as atividades serão concentras na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, onde fica a sede do Centro de Tecnologia da Informação. Ele conta que o convite para participar da comissão, veio após uma consulta informal.

O Professor do Campus Ponta Grossa tem um histórico nos movimentos sociais da ciência e da academia. Ainda na graduação atuou, entre os anos de 2005 e 2006, como Diretor de Ciência e Tecnologia da União Nacional dos Estudantes (UNE), posteriormente, foi Presidente da Associação Nacional de pós-graduandos. Siqueira também é pesquisador em três programas de pós-graduação da UTFPR e Bolsista Produtividade do CNPq.

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer é um órgão do Governo do Brasil, unidade pertencente ao Ministério da Ciência e Tecnologia, criado em 1982. O CTI possui cerca de 280 pesquisadores em 10 laboratórios, que tem por principal objetivo promover a integração entre os meios produtivos e o acadêmico, através de pesquisas em tecnologia da informação. O centro oferece uma gama de serviços que passam pelo treinamento, consultoria, elaboração de protótipos de produtos, eletrônica médica, teste de hardwares e softwares, dentre outros.

Eleição

Outra recente conquista do professor Hugo Valadares Siqueira, foi a eleição, ao lado do professor Marcos Danhoni, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A chapa formada pelos docentes foi eleita com 59 votos e irá atuar no biênio 2023-2025.

Danhoni será o secretário e  Siqueira o secretário adjunto. O resultado foi divulgado dia 20 de junho de 2023. Os dois docentes se conhecem há mais de 20 anos, desde a participação de ambos na executiva nacional dos grupos PET. Pra conferir o relatório da apuração clique aqui.