Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Reunindo esperança

Reunindo esperança

Novo site entra no ar para reunir demandas de Unidades de Saúde para serem atendidas por voluntários
publicado: 22/04/2020 15h44 última modificação: 07/11/2022 11h25

O novo site SOS Pandemia (sospandemia.org) está disponível para receber o cadastro de demandas de entidades que têm trabalhado contra o COVID-19. O projeto deste site surgiu da iniciativa de alunos e docentes da UTFPR, que já em sua concepção firmaram parceria com o Hospital Universitário Regional da UEPG. Com a página da web em funcionamento, os responsáveis já podem cadastrar suas entidades  (unidades de saúde, associações, igrejas, ONGs) e as demandas imediatas no formulário on-line.

As necessidades das diferentes instituições podem ir desde equipamentos básicos de proteção individual (máscaras, luvas, aventais, etc), até reparos de equipamentos hospitalares, alimentos, produtos de limpeza, entre outros. Foram oito pessoas trabalhando para a implantação desta ferramenta na web que já tem reunido várias entidades cadastradas individualmente, entre os envolvidos estão professores e estudantes da pós-graduação. Além destes, ainda apoiam este projeto as empresas Escritório de Criatividade e WebAge Solutions.

Os programadores que construíram o site utilizaram o conceito de “Mínimo Produto Viável (MPV)”, como Hernani Batista da Cruz, doutorando e participante do projeto, enfatizou, “este projeto foi idealizado e colocado no ar em menos de três semanas, a agilidade é fundamental neste momento de pandemia”, por isso esta primeira versão possui apenas o essencial para cumprir sua função e as melhorias serão implementadas posteriormente, explica o estudante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR Ponta Grossa. Junto a Hernani, trabalharam também como desenvolvedores da ferramenta dois estudantes de Ciência da Computação da UTFPR - João Augusto Grobe Castilho e Edson Luiz da Silva Junior, além do engenheiro da computação, Jeferson Rodrigo Almeida.

Foi priorizada a construção de um site responsivo, ou seja, que se adapta automaticamente quando acessado em computadores e também em dispositivos móveis, para que seja possível abranger uma maior parcela da população. Como segundo passo, em alguns dias será lançado o aplicativo SOS Pandemia  para uso em smartphones.

Com apoio do edital emergencial 06/2020/UTFPR, a ideia do SOS Pandemia surgiu em Ponta Grossa, mas se espalhou rapidamente. Secretarias de Saúde como a do município de Rebouças (PR) já entraram em contato com os organizadores para cadastrar suas unidades de saúde, sendo que a iniciativa já alcançou outros estados, como Goiás, por exemplo. A busca por vários municípios foi facilitada através da implantação de um filtro avançado na página principal, na qual toda a comunidade pode tomar conhecimento das demandas, caso tenha interesse em auxiliar.

Após algum tempo em meio à pandemia, vários itens já se tornam escassos, neste contexto, o SOS Pandemia viabiliza a interação entre hospitais e unidades de saúde com fornecedores e a comunidade perante as demandas necessárias para o combate ao Covid-19. Este aplicativo vem trazer um pouco mais de esperança para aqueles que estão diariamente enfrentando essa doença.

Para mais informações, acesse: https://sospandemia.org/sobre-nos ou entre em contato através do e-mail: contato@sospandemia.org .