Notícias
Rota 2030
Mais de R$200 milhões por ano serão distribuídos pelo Programa do Governo Federal, Rota 2030, para o desenvolvimento de inovações tecnológicas e o aumento da produtividade na cadeia automotiva. Dividido em linhas, com demandas específicas, o Programa divulgou na última semana o resultado parcial de um destes segmentos, pré-selecionando dois projetos que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa faz parte.
Divulgado no último dia 18 de junho, o resultado publicado foi da Linha V - Biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão. Essa linha objetiva oferecer ao mercado opções de eletrificação do powertrain veicular com alta eficiência energética; biocombustíveis para a redução da emissão dos gases de efeito estufa e melhoria da segurança veicular. Ao todo, as chamadas desta linha poderão aportar até R$30 milhões em projetos de Institutos de Ciência e Tecnologia.
Os projetos da UTFPR pré-selecionados são:
-
Eixo de Condução Segura e Eficiente de Veículos (CONSEV): Projeto e Desenvolvimento Integrado de Funções de Segurança Assistida ao Condutor e Ambiente para Veículos Autônomos (SegurAuto); o estudo é realizado em parceria com USP, UNB e UFPE e conta com docentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UTFPR Câmpus Ponta Grossa;
-
Eixo de Propulsão Alternativa à Combustão: Pack de Baterias de Íons Lítio com BMS; sob a coordenação do PPGEE, com a professora Fernanda Cristina Correa, o projeto conta ainda com apoio de docentes de mais dois Programas de Pós-Graduação institucionais (Engenharia Mecânica, e Física e Astronomia), além de estar associado ao Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.
O resultado final da seleção de projetos será divulgado no dia 03 de julho de 2020, tendo como previsão para início da realização dos projetos a data de 24 de agosto de 2020.