Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Salve Celular
conteúdo

Notícias

Salve Celular

Ação organizada pelo Ministério Público e Secretaria de Cidadania e Segurança divulga cadastro que inibe a prática de furto, roubo e receptação de aparelhos.
publicado: 15/12/2022 10h52 última modificação: 15/12/2022 10h52
Panfletagem divulgou plataforma desenvolvida pelo MP.

Panfletagem divulgou plataforma desenvolvida pelo MP.

Representantes do Ministério Público e da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública visitaram a UTFPR, Campus Ponta Grossa, na manhã de quarta-feira (14) de novembro para divulgar o Salve Celular, um cadastro que inibe a prática de crimes de furto, roubo e receptação de aparelhos celulares, facilita a recuperação pelo proprietário e ajuda na investigação criminal. Foi realizada uma ação de panfletagem, com a entrega de material informativo para alunos e servidores, com objetivo de trazer esclarecimentos sobre o programa para a comunidade Acadêmica.

Segundo a Secretária Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Maria Sviercoski Pinto, o objetivo dessa divulgação é ampliar o número de cadastro no Salve Celular, destacando que o  programa é extremamente benéfico para a população, mas o que garante o melhor desempenho e funcionamento do Salve Celular é a adesão, através do cadastramento dos aparelhos na plataforma.  “Como no site do DETRAM você pode consultar o carro através da placa, para saber se o veículo tem alguma restrição, o Salve Celular é isso também. A pessoa faz o registro primeiro e depois consegue consultar se aquele aparelho tem restrição ou não. A plataforma vem para auxiliar na localização do aparelho e para inibir a pratica de delitos”, enfatiza.

O Agente da Guarda Civil Municipal, Célio Marins da Silva, que atua na divulgação do Salve Celular, explica que o funcionamento do programa inicia com o cadastro na plataforma, informando CPF, RG e o e-mail do usuário, que vai receber nesse endereço eletrônico uma mensagem para confirmação de cadastro, podendo fazer o cadastramento de vários aparelhos. A partir do momento que pessoa tiver qualquer problema com o aparelho ela pode entrar na plataforma e informar a atual situação, se o celular foi roubado, furtado ou mesmo extraviado. Com essa informação registrada no Salve Celular o cidadão fica isento de responder por possíveis delitos que sejam efetuados por terceiros que estejam em poder do aparelho. O cadastro também facilita a identificação do proprietário e a devolução do aparelho quando o mesmo é recuperado pela polícia.

A intenção é que qualquer pessoa no momento em que for comprar um celular possa consultar no site se o aparelho que está negociando está em situação regular.  Silva conta que essa consulta é feita através do e-mail com o qual o celular foi cadastrado. “Atualmente, já existe uma obrigatória das lojas que vendem aparelhos celulares realizarem o cadastro no momento da venda, mas a plataforma pode ser utilizada por qualquer cidadão, proprietário ou o possuidor do aparelho”, destaca o agente municipal.

A ação de divulgação do Salve Celular foi organizada pelo Ministério Público, em parceira com a  Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e o Departamento de Cidadania. O programa Salve Celular foi desenvolvido pelo Promotor de Justiça titular da 6ª Promotoria da Comarca de Ponta Grossa, Dr. Jânio Luiz Pereira e conta também com o apoio das Polícias Civil e Militar. Para conhecer a plataforma clique no link.