Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Seleção para as disciplinas Engineering Design Process e Industry 4.0

Seleção para as disciplinas Engineering Design Process e Industry 4.0

MEI-U

São 70 vagas ofertadas no modelo APNP para o segundo período letivo de 2021
publicado: 27/08/2021 17h39 última modificação: 07/11/2022 11h26

Trabalhe com equipes multidisciplinares para desenvolver projetos relacionados a demandas do setor produtivo e da sociedade em geral. Inscreva-se até 13 de setembro para participar das disciplinas Engineering Design Process e Industry 4.0. As informações completas para inscrição e anexos podem ser conferidos no edital. Veja alguns detalhes:

💡 Vagas

Serão disponibilizadas 70 vagas para a disciplina Engineering Design Process e 70 vagas para a disciplina Industry 4.0, para serem cursadas no segundo período letivo de 2021. Para cada uma das duas disciplinas mencionadas, as vagas serão disponibilizadas conforme os seguintes critérios:

• 20 vagas para estudantes regularmente matriculadas no campus Ponta Grossa. Caso a totalidade não seja preenchida, as que restarem serão destinadas aos estudantes em qualquer outro campus.
  • 50 vagas para estudantes regularmente matriculados em qualquer campus, exceto no de Ponta Grossa. Caso a totalidade não seja preenchida, as que restarem serão destinadas aos estudantes no campus Ponta Grossa, que eventualmente não tenham sido contemplados no item anterior.

✅ Requisitos para participar

• Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos de graduação da UTFPR.
  • Possuir um coeficiente de rendimento normalizado igual ou superior a 0,4.
  • Para estudante de Engenharia: estar cursando entre o sexto e o décimo período de seu curso no momento da inscrição.
  • Para estudante de Bacharelado: estar cursando entre o quinto e o oitavo período de seu curso no momento da inscrição.
  • Para estudante de Licenciaturas: estar cursando entre o quarto e o sexto período de seu curso no momento da inscrição.
  • Para estudante de Tecnologia: estar cursando entre o quarto e o sexto período de seu curso no momento da inscrição.

💠 Sobre as disciplinas

Elas têm o objetivo de propor inovações, gerando alternativas e soluções para problemas ou oportunidades de casos reais empresariais ou sociais. Ambas as disciplinas têm carga de 120 horas, sendo oito aulas por semana, sob a metodologia de sala de aula invertida. As disciplinas são ministradas em português, porém todo o material desenvolvido e apresentado pelos alunos e para as empresas como textos, atas de reuniões, sistemas de análises e controles, apresentações serão oferecidos na língua inglesa conforme é realizado nas empresas.

Engineering Design Process
- Código: ENG01B
- Encontros síncronos: segundas-feiras, das 18h40 até 20h20 (2N1, 2N2).
- Ementa: Diagnóstico da empresa; Definição do problema do projeto; Medição do problema; Análise do problema proposto; Proposta de melhorias; Controle dos projetos.

Industry 4.0
- Código: ENG01C
- Encontros síncronos:terças-feiras, das 18h40 até 21h10 (3N1, 3N2, 3N3).
- Ementa: IV Revolução Industrial: indústria 4.0. Impulsionadores físicos, digitais e biológicos da indústria 4.0. Projetos piloto para a indústria 4.0.

📅 Cronograma

• até 13/09 – Inscrição dos candidatos
  • até 17/09 – Divulgação do resultado preliminar
  • até 19/08 – Período para interposição de recursos quanto ao resultado preliminar