Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Solenidade de Abertura

Solenidade de Abertura

SEI-SICITE 2023

O maior evento científico da UTFPR iniciou nesta segunda (20), como espaço para a divulgação da produção cientifica dos campi e a construção de network.
publicado: 21/11/2023 13h19 última modificação: 21/11/2023 14h58

A cerimônia oficial de abertura do XIII Seminário de Extensão e Inovação e do XXVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SEI-SICITE 2023), o maior evento científico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ocorreu nesta segunda-feira, 20 de novembro, no Centro de Convivência, do Campus Ponta Grossa.  Participaram da solenidade o Reitor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, que fez a declaração da abertura oficial do evento e o Diretor Geral do Campus Ponta Grossa, Abel Dionízio Azeredo, anfitrião do evento.

A Diretora de Relações Empresariais e Comunitárias, Sabrina Ávila Rodrigues, uma das principais organizadoras do  SEI-SICITE 2023, iniciou seu discurso dando as boas-vidas a todos os participantes.  Ela falou sobre a importância do evento para a universidade e ressaltou todo trabalho e dedicação emprenhados pela equipe que trabalhou de forma incansável para a realização dos seminários. Para Azeredo um dos pontos a ser salientado é  o espaço que o evento propicia para a divulgação da produção cientifica dos campi e a construção de network pelos participantes.

O Reitor lembrou que essa é a retomada da realização do SEI SICITE no formato presencial, destacando o papel da ciência e das universidades no combate a pandemia e na retomada das atividades. Schiefler fez um agradecimento público à professora Sabrina, que lidera a equipe de trabalho que atua no evento. Ele destacou o SEI SICITE como o maior evento da UTFPR e falou que para além do tripé ensino, pesquisa e extensão a realização de um evento tão expressivo reforça valores transversais da universidade como empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

A solenidade de abertura contou ainda com a apresentação do Conserva's Big Band grupo musical que tem como integrantes, músicos do conservatório, banda lyra e da comunidade e que por meio do Conservatório Maestro Paulino e Secretaria Municipal de Cultura vem se apresentando em Ponta Grossa desde o final de 2021. Embalados pela comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, trouxeram um repertório inspirado na data com canções da MPB.

A cerimônia de abertura foi encerrada com a palestra do Professor Marcelo Finger, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, que falou sobre “Inteligência Artificial à Brasileira: Desafios e Oportunidades”. Participaram também da solenidade a vice-reitora da UTFPR, Tangriani Simioni Assmann, o Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, Jean-Marc Stéphane Lafay, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pesquisa e Pós-Graduação, Cláudia Regina Xavier e o Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Silvestre Labiak Junior, além dos diretores de área do campus. Destaque também para a presença dos convidados, entre eles o vice-presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Rodrigo Paulo Strano Pasqual e da Presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani de Mira, que na ocasião representou a Prefeita, Elizabeth Shmidt.

As atividades do SEI-SICITE se estende até o dia 23 de novembro, com a apresentação de trabalhos online e presencialmente, reunindo representantes dos 13 campi da instituição. Durante o evento a comunidade acadêmica terá a oportunidade de participar de palestras, minicursos, oficinas, conferências, atividades culturais e sessões de apresentação de trabalhos. Para conferir a programação completa clique aqui. Você também pode acompanhar tudo o que acontece no SEI SICITE 2023 é só ficar ligado nas redes sociais @SEI_SICITE.