Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Trabalhadores do mundo

Trabalhadores do mundo

Neste dia do trabalhador, a UTFPR Câmpus Ponta Grossa homenageia a todos aqueles que fazem dessa universidade uma referência internacional
publicado: 01/05/2020 12h35 última modificação: 07/11/2022 11h25

Uma grande universidade é construída a várias, e várias, mãos. Hoje não vamos falar daqueles que vemos diariamente, aqui não traremos os trabalhadores sempre exaltados - merecidamente também. Nossa proposta neste Dia do Trabalhador é lembrar daqueles que fazem com que tudo continue funcionando, sem (muitas vezes)  serem percebidos. E eles são muitos.

Todos os dias letivos nossos estudantes passam pela portaria da universidade e encontram o Jean Taques Faustino e o Marcelo Sehnen, chegam em suas salas de aula que foram organizadas pela Noeli Antunes, utilizam os banheiros que foram higienizados pela Lucia da Silva, estudam com livros adquiridos pela licitação feita pelo Mauricio Krzesinski Júnior, acessam o site com publicações feitas pelo Daniel Zadra e pela Raquel Rybandt. Quantas vezes já paramos para pensar que tudo isso, e muito mais, faz parte de uma educação de qualidade?

Então, hoje, vamos perguntar para estes trabalhadores, como eles pensam que estão colaborando com a universidade. Veja só:

Jean está na universidade há cerca de um ano, é terceirizado no setor de vigilância, ele controla a entrada e saída de pessoas do câmpus e continua sua rotina, mesmo neste período de isolamento social, comenta que é “importante ter quem cuide da entrada na universidade, para preservar tudo isso aqui e assim eu tenho o sustento da minha família também”. O vigilante trabalha junto ao Marcelo, que atua na universidade há quatro anos e destaca a importância de a portaria estar sempre funcionando, pois assim se mantém a ordem e nestes dias que não está tendo aula, é controlada também a entrada e saída das manutenções preventivas que estão sendo feitas na universidade. “A portaria não para e orientamos muitas pessoas também, principalmente agora durante a pandemia. Mas o principal é que tomando todos os cuidados podem ser mantidas as manutenções para quando os alunos voltarem estar tudo certo”, destaca Marcelo.

Mauricio entrou na UTFPR no ano de 2017 e trabalha na área administrativa da universidade, para ele: O trabalho do setor de compras está presente em todos os aspectos da vida da universidade. Somos responsáveis pela compra de canetas e apagadores, e também pela construção de blocos. Fazemos procedimentos para a contratação de palestrantes, para o pagamento da capacitação dos servidores e mesmo para os pequenos reparos e manutenções. “Acredito que o trabalho dos servidores ligados a compras e contratos contribui diretamente para a concretização dos ideais do ensino e da administração. O ensino e a pesquisa idealizam, a administração planeja e o setor de compras é um dos responsáveis pela execução”, finaliza Mauricio.

Lucia trabalha na UTFPR PG há 10 anos, Noeli em todo tempo na universidade está há mais de três anos. Noeli lembra como é importante que os espaços estejam limpos e organizados, o que “muitas vezes as pessoas não se dão conta que alguém teve que arrumar tudo”, comenta a auxiliar de limpeza que continua higienizando a universidade mesmo sem aulas, para prevenção dos poucos que ainda circulam no espaço. Lucia destaca como é bom estar dentro da instituição, a energia dos alunos e também fala do respeito que muitos deles têm pelo trabalho que elas realizam e, infelizmente, como não são todos que agem dessa forma. “Eu me sinto bem e deixo tudo limpo para eles terem um bom ambiente também para estudar”, comenta a colaboradora que realiza os serviços insalubres de higienização de espaços.

Daniel atua na comunicação do câmpus Ponta Grossa desde o seu ingresso como servidor público, em 2014. Na assessoria de comunicação comenta que muitas informações institucionais passam pelo setor, são filtradas e repassadas para a comunidade, que deve ter ciência do que está acontecendo na universidade. “Nossos estudantes acessam sites e mídias sociais diariamente, muitas vezes buscando por entretenimento, e nós fazemos o possível para que fiquem bem informados, mostrando que podem contar com a universidade”, explica do coordenador da área ao falar da importância da comunicação. “Estamos sempre nos bastidores, ajudando a mostrar tudo que é feitona universidade”, finaliza Daniel.

A todos os profissionais e, hoje, em especial àqueles que não costumamos dizer o nosso “muito obrigado”, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa presta sua homenagem. Aos técnicos em laboratório, àqueles que fazem os pagamentos, aos profissionais da saúde, estagiários, bolsistas e tantos outros das mais diversas áreas: vocês fazem parte da construção nacional para uma educação de qualidade e toda a universidade é muito grata por isso. Feliz Dia do Trabalhador.