Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Transformação Digital

Transformação Digital

Reunião aborda a consolidação do uso de softwares e ferramentas que estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica.
publicado: 19/06/2023 13h49 última modificação: 19/06/2023 13h49

O Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), recebeu na tarde de terça-feira (13) de junho, a visita do Pró-Reitor Adjunto de Graduação e Educação Profissional, Guilherme Alceu Schneider. Ele participou de uma reunião com o Diretor de Graduação e Educação Profissional, Murilo Oliveira Leme, e professores convidados. O objetivo do encontro foi realizar uma conversa sobre a consolidação do uso de softwares e ferramentas que estão disponível para toda a comunidade acadêmica através do portal “Ajuda UTFPR”.

Schneider explica que a intenção foi promover um momento de escuta com pessoas que já usam essas ferramentas no âmbito institucional. A intenção com esses encontros é que as boas práticas quanto ao uso dessas ferramentas possam ser conhecidas e difundidas. Ele destaca a importância do acesso inclusivo que essa política de uso traz, pois trata-se da disponibilização de ferramentas com alto poder de análise, simulação e mineração de dados de forma gratuita para toda a comunidade dos 13 campi. Por isso, também destaca ser fundamental que cada vez mais pessoas se motivem e façam o uso desse serviço fornecido para estudantes e servidores.

Hoje a UTFPR oferece desde ferramentas mais específicas como Ansys e Solid Works, que são mais utilizadas nas áreas de mecânica e engenharia civil, mas que podem ter aplicação em diversas áreas de conhecimento, e outras de uso mais amplo, como o MatLab. “Existem ferramentas cujo acesso torna-se muito produtivo para estudantes e toda comunidade acadêmica, pois isso aprimora os nossos cursos de graduação, a formação dos nossos egressos e a qualidade da nossa pesquisa, inovação e projetos. Dessa forma atendemos melhor a sociedade e a comunidade”, constata Schneider.

O portal “Ajuda UTFPR” também oferece outros serviços como o Google Workspace, mais conhecido como o GSuite, o que garante que a conta institucional do G-mail tenha maior capacidade de armazenamento no drive e outros recursos que trazem diversas vantagens para as atividades acadêmicas discente, docente e administrativas. Outro serviço disponível é o Minha Biblioteca. O Pró-Reitor Adjunto conta que essa ferramenta possibilita, através de uma plataforma online, acesso a todos os livros digitais disponíveis na instituição.

Para Schneider o grande destaque são os benefícios que esse serviço traz aos usuários. Ele salienta que o cardápio de ferramentas disponíveis permite novas iniciativas empreendedoras, de aplicação no mundo profissional e em diversas ações para sociedade, bem como no campo da pesquisa, contribuindo de forma impar no desenvolvimento de estudos e projetos de graduação e pós-graduação.

O Pró-Reitor Adjunto diz que a intenção da universidade é fomentar e consolidar uma política de uso dessas ferramentas. Ele lembra que, frente aos benefícios já apontados, a universidade vem trabalhando na busca da consolidação do uso desses serviços. Exemplo disso é a criação e instalação do Comitê de Governança Digital, órgão responsável pela aplicação dos recursos e verificação da política de uso.

Nesse cenário Schneider destaca a importância do retorno dado pelos usuários ativos desse serviço, para a efetiva consolidação da política de uso na UTFPR. “Os ganhos com o uso dessas ferramentas virão com o tempo, ao longo dos anos, nós vamos institucionalizando essa prática, o que deve possibilitar o desenvolvimento e aprimoramento dos resultados alcançados nos trabalhos acadêmicos e institucionais de nossa universidade, garantindo cada vez mais um maior reconhecimento da UTFPR”, afirma.