Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Uma cerveja que ajuda na divulgação do consumo de cogumelos

Uma cerveja que ajuda na divulgação do consumo de cogumelos

Economia regional

Reunindo duas potencialidades da região de Ponta Grossa, trabalho propõe a fabricação de uma cerveja com cogumelos
publicado: 22/03/2021 08h21 última modificação: 07/11/2022 11h25
Imagem registrada durante a degustação das cervejas desenvolvidas para o projeto.

O estado do Paraná concentra a maior produção nacional de cevada, e também a segunda maior produção de cogumelos do país. Pela sua importância econômica, estas áreas estão em constante inovação, a mais recente delas criada dentro da UTFPR Câmpus Ponta Grossa: uma cerveja com cogumelos. A ideia é, hoje, desenvolvida no trabalho de conclusão de curso de duas estudantes de Engenharia Química, com o apoio do projeto Desmistificando os Cogumelos e da Cervejaria OAK Bier.

Este projeto é desenvolvido pelas alunas Carla Luiza Pinheiro Teixeira e Carolina Padilha e surgiu com o objetivo de integrar o conhecimento científico universitário com a economia local, através do desenvolvimento dessa cerveja que pode ser a primeira do Brasil que utiliza cogumelos em sua fórmula. A inovação nesta área foi sempre tema de conversas entre o professor, Eduardo Bittencourt Sydney, e o técnico de laboratório, Luciano Tozetto; e foi em meio a uma destas conversas que surgiu a proposta que agora é colocada em prática.

Para o docente orientador do projeto, Eduardo Sidney, “essa é a materialização de uma ideia antiga e significa um passo importante do projeto Desmistificando os Cogumelos, no sentido de divulgar o consumo de cogumelos, os cursos, atividades científicas e extensionistas da universidade. Esse projeto tem o DNA da UTFPR, que é realizar o desenvolvimento científico aplicado”, explica o professor do Departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UTFPR PG.

Para validar o conceito apresentado, desde o ano de 2020 já foram realizados testes com três cogumelos diferentes, que serão mantidos em segredo até que os produtos estejam finalizados. A ideia é gerar um acordo entre a OAK Bier e a UTFPR para que possam, juntas, fazer um lançamento dessa nova cerveja para o mercado. "O projeto é uma quebra do convencional, estimula a curiosidade sobre o tema e mostra como o consumo do cogumelo pode ir além do padrão”, explica a futura Engenheira Química, Carla Teixeira.

Pelas suas características de inovação, a proposta foi abraçada pelo químico e mestre cervejeiro, Ricardo Carvalho, proprietário da OAK Bier, que disponibilizou desde estrutura e até a doação de matéria-prima para os testes realizados. Como aponta o empresário, “Para a cervejaria essa é uma forma rápida e viável de inovar, com destaque especial para a importância da fusão entre a universidade e empresas privadas, a experiência e a prática engrandecem o resultado final.”

Além de desenvolver um produto diferenciado para o mercado consumidor, como destaca a estudante, Carolina Padilha, “esse projeto representa uma experiência diferente das vividas em sala de aula, com responsabilidades diferentes e maiores. Podemos agora contribuir para o universo cervejeiro e ajudarmos na divulgação do consumo de cogumelos”. Com os ajustes finais nas receitas de cerveja sendo colocados em prática, a expectativa é que em breve o produto esteja no mercado.