Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Uniapp reformulado

Uniapp reformulado

Ferramenta, que começou como TCC, tem integração com diferentes bancos de dados da UTFPR e permite acesso a informações de forma rápida e prática.
publicado: 22/06/2023 10h27 última modificação: 22/06/2023 10h27

O Uniapp é um aplicativo de gerenciamento de rotina universitária. Ele tem integração com diferentes bancos de dados da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e permite que os estudantes acessem informações importantes sobre sua vida acadêmica de forma rápida e prática. Os acadêmicos têm acesso a dados como disciplinas, cardápio do RU, notas, faltas, provas, carteirinha de estudante, que são disponibilizados automaticamente para o usuário.

O aplicativo que começou como o TCC de dois alunos de Engenharia da Computação da UTFPR Curitiba, foi relançado e está disponível para iOs e Android. Para baixar, basta acessar a página do aplicativo. Atualmente, o Uniapp é mantido por alunos de diferentes instituições. A equipe multidisciplinar conta com uma mestranda da UTFPR do Campus Ecoville e um aluno do Bacharelado em Sistemas da Informação de Curitiba.

Aluno de Engenharia de Produção da Universidade Positivo, Lucas Vidal, desenvolvedor e responsável pela comunicação do Uniapp contam que o aplicativo foi bastante usado na UTFPR, mas, durante a pandemia, a ferramenta foi perdendo usuários devido a adoção do ensino remoto. Em 2023, o Uniapp passou por reformulação, o que segundo Vidal, incluiu desde o design até as funcionalidades.  “Estamos lançando o aplicativo novamente e com a colaboração de diversos alunos, que nos dão feedbacks sobre o uso, buscamos aumentar a nossa base de usuários”, destaca.

O aplicativo é 100% gratuito e está disponível para todos os campi da instituição, o que inclui o Campus Ponta Grossa e permite que os acadêmicos vejam informações acadêmicas importantes de forma automática. “Além da integração com os bancos de dados, nós desenvolvemos programas que buscam e estruturam dados importantes de websites e outras fontes de informação relacionadas à universidade que alimentam o aplicativo”, explica

Vidal salienta que o aplicativo também permite o compartilhamento de informação entre alunos de uma mesma turma, através da funcionalidade eventos. Permitindo o cadastramento de datas de provas, entregas de trabalhos, eventos acadêmicos e muito mais. “Além disso, nós conseguimos cadastrar os cardápios do RU de diversos campi, através da contribuição de alunos que nos enviam os cardápios que recebem por e-mail,” informa.