Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > UTForce [em foco]

UTForce [em foco]

Alunos constróem carro elétrico do zero. Paixão e visão de futuro estimulam a equipe.
publicado: 06/07/2020 08h58 última modificação: 07/11/2022 11h25

A equipe UTForce e-Racing nasceu há quase seis anos através da paixão de alguns estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa. Aos poucos o gosto pelos carros fórmula elétricos foi crescendo e se espalhando, reunindo hoje cerca de 60 acadêmicos em torno dessa paixão e que fazem parte da construção do Fórmula SAE Elétrico da UTFPR-PG.

O primeiro carro construído pela equipe foi também pioneiro nos Campos Gerais. Ainda que com várias diferenças, a conquista é muito representativa para a história da equipe. Em retrospectiva, Lucas Alessi, atual capitão da UTForce reforça que quando o primeiro carro foi construído o futuro já estava em vista, pois a mobilidade eletrificada é mais que uma tendência e tem crescido muito, dando mais foco para a competição da qual a equipe participa e uma boa experiência para os integrantes. “Participar da equipe é algo muito próximo do mercado de trabalho que os estudantes podem vivenciar”, afirma o capitão da equipe, estudante do 8º período do curso de Engenharia Elétrica.

Além da construção de um veículo elétrico, a equipe preza muito pelo desenvolvimento das pessoas em todas as áreas. Com uma visão integrada de gestão humana, o crescimento pessoal e profissional dos estudantes é um dos grandes focos na UTForce. “Não adianta você ter um carro ‘A’ e uma equipe ‘C’, dessa forma você não vai para frente, você precisa ter uma equipe com uma proficiência muito grande, por que um carro não faz uma equipe, mas uma equipe faz um carro”, destaca Lucas.

Para saber mais sobre a equipe e a competição SAE de carros fórmula elétricos, acesse o vídeo completo da entrevista com o capitão da UTForce E-Racing, Lucas Alessi: https://youtu.be/ZYpEns6V0ww