Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > UTFPR-PG EM FESTA

UTFPR-PG EM FESTA

Série de reportagens e Podcast vão contar a história do Campus Ponta Grossa. O objetivo é contar de forma humana o que aconteceu durante esses 30 anos.
publicado: 15/03/2023 09h44 última modificação: 22/03/2023 15h01

A história do Campus Ponta Grossa da UTFPR (Universidade Tecnologia Federal do Paraná) inicia no ano de 1993, com a criação da Unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET-PR. Eram ofertados apenas os Cursos Técnicos em Alimentos e Eletrônica. Em 1999, a instituição passou a ofertar, em nível de 3° grau, os Cursos Superiores de Tecnologia e no final de 2003 foi aprovada a Pós-graduação Stricto-Sensu que iniciou suas atividades em 2004, com a oferta do Curso de Mestrado em Engenharia de Produção. A transformação em Universidade Tecnológica ocorreu em 2005, episódio que marcou a trajetória do campus. A partir dessa mudança novos cursos de nível superior iniciam seu funcionamento em 2007,  Engenharia de Produção em Controle e Automação e Engenharia de Produção Mecânica.

30 anos depois, são nove cursos de graduação distribuídos entre bacharelados, o que inclui as engenharias, tecnologias e licenciatura, sem falar da expansão da pós-graduação com cursos de Especialização, mestrado e doutorado. Atualmente, a universidade conta com mais de 3 mil alunos na graduação e cerca de 450 alunos nos programas de pós-graduação. O quadro de servidores é composto por 191 professores e 79 técnicos administrativos.

É obvio que entre o início das atividades do campus e os dias atuais muita coisa aconteceu. Para contar essa história a Assessoria de Comunicação (ASCOM-PG) e o projeto de extensão Livre Consciência farão juntos episódios mensais com personagens que tem suas atuações entrelaçada a existência da universidade. Serão 10 episódios entre março e dezembro de 2023 que terão como objetivo e missão retratar de forma humana o que aconteceu durante esses 30 anos. As entrevistas também serão utilizadas para uma série de reportagens que será divulgada no Portal do campus.

O projeto

O Podcast Livre com Ciência é um projeto de extensão criado em junho de 2020 e tem por objetivo realizar a divulgação do conhecimento científico, dos trabalhos realizados e dos projetos existentes dentro do contexto acadêmico, além de ser fonte de informações e inserir ainda mais os membros e ouvintes nas Universidades. Possui uma equipe multidisciplinar dividida em três diretorias, sendo elas: roteiro, edição e marketing, bem como alunos bolsistas responsáveis pela gestão do projeto sob orientação da Professora Elisabete Hashimoto.

Como reconhecimento, o projeto já recebeu dois prêmios referentes ao SEI/SICITE. Em 2021, recebendo o terceiro lugar na categoria de Inovação e em 2022 sendo primeiro colocado dos projetos de extensão na categoria de Comunicação, o que demonstra a importância do projeto para a UTFPR.

Para conhecer o Podcast Livre com Ciência clique nos links

Instragram

Spotfy

Nosso presente

Com o objetivo de presentear a comunidade acadêmica, a ASCOM-PG criou materiais alusivos aos 30 anos do campus Ponta Grossa. Baseado na identidade visual, desenvolvida para a celebração desta data,  foram confeccionados slides personalizados para serem utilizados para apresentação de trabalhos e papel de parede para utilização nos computadores da instituição, ajudando a reforçar a importância desta data.

Acesse o material criado para celebrar os "30 ano do Campus Ponta Grossa" clicando no link abaixo:

Slides 30 anos.

Papel de parede 30 anos.