Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > UTPrimers [em foco]

UTPrimers [em foco]

Equipe de biologia sintética completa dois anos de fundação e almeja objetivos de auxílio e divulgação à comunidade
publicado: 15/05/2020 09h07 última modificação: 07/11/2022 11h25

A Biologia Sintética surgiu no final do século XX como uma nova vertente da biotecnologia, podendo ser aplicada nas indústrias, no meio ambiente e na área de saúde. É uma área interdisciplinar que utiliza os princípios da engenharia genética para reprogramar ou criar novos seres vivos, construindo novas entidades biológicas ou redesenho de sistemas biológicos já existentes.

Neste cenário surgiu a Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Engenheiradas (iGem - International Genetically Engineered Machine) e, por consequência, a equipe UTPrimers, no câmpus Ponta Grossa da UTFPR. Fundada em meados de abril de 2018, a equipe teve sua inspiração inicial em uma palestra, no próprio câmpus, com um Coordenador dos Embaixadores da iGem – Guilherme Engelberto Kundlatsch (CEO e co-fundador do Peabiru). Desde então os alunos-fundadores da equipe fomentam os ideais propostos entre seus colegas de curso (majoritariamente graduandos  em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia).

Cerca de 40 estudantes iniciaram  a equipe de biologia sintética e engenharia genética, conhecida como  UTPrimers. Com o tempo e com o aperfeiçoamento dos objetivos da equipe, seu caráter foi também sendo moldado. Atualmente, a principal meta trabalhada pela equipe é a participação no evento Internacional da iGem; Mas não para por aí,  além da competição e participação em eventos de Biologia Sintética, a equipe busca disseminar os conhecimentos científicos produzidos nas áreas relacionadas à genética biomolecular.

Hoje, a equipe também tem como objetivos:

• Publicações de Artigos Acadêmicos;
  • Integração dos alunos de diversos cursos da UTFPR-PG;
  • Ajudar a gerir e desenvolver pesquisas em conjunto com a Coleção Microbiológica de Interesses Biotecnológicos (CMIB);
  • Integração com outros câmpus/universidades;
  • Aprendizado extracurricular na área de biotecnologia e engenharia de bioprocessos;
  • Aprimorar habilidades pessoais, tais como: liderança, trabalho em equipe, motivação, foco, persistência, organização.

Por ser uma equipe relativamente nova, apenas dois capitães já estiveram à frente dos trabalhos. Leonardo Sobrinho assumiu a gestão neste início de 2020 e está otimista para o ano, apesar de passarmos por uma pandemia. “Minhas expectativas são muito boas, recuperamos nosso caixa e vamos renovar parte da equipe, para uma boa rotatividade e ânimo para trabalharmos”, comenta o capitão e estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Com planos para promover palestras e workshops com profissionais da área de biotecnologia, Leonardo reafirma que é preciso “Deixar a universidade mais próxima dos estudantes, com as novidades da biologia sintética, por exemplo, já que este campo tem ganhado espaço mundialmente e vem sendo muito utilizado no momento que estamos passando”.

Perseguindo o objetivo maior da equipe, a participação na competição iGem 2021, a UTPrimers vem consolidando uma estrutura de equipe e o atual capitão tem como meta pessoal dar o exemplo para os próximos líderes. “Estamos seguindo uma pesquisa e deixando ela consolidada para divulgarmos a equipe na rádio e canais televisão locais, assim planejamos abrir um crowdfunding para nossa inscrição na competição já com um trabalho bem encaminhado”, finaliza Leonardo.

Atualmente a equipe está estruturada da seguinte maneira:

• Capitão (Gestão);
  • Ex-Capitão (Consultoria);
  • Financeiro (Idealização de produtos e gerenciamento das finanças do projeto);
  • Marketing (Gerenciamento de rede sociais e marketing de produtos);
  • Pesquisa (Idealização e pesquisa referente ao projeto do iGem);
  • Recursos Humanos (Capacitação de Pessoas);
  • Eventos (Gerenciamento de Agenda e Eventos);

Até o último dia 08 de maio aconteceram as inscrições para o processo seletivo que preencherá as vagas para as áreas de marketing, financeiro, pesquisa, recursos humanos e pesquisa. A equipe está localizada dentro do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR, na sala C105, e no Laboratório de Bioengenharia (H004).

Instagram de parceiros: https://www.instagram.com/labpeabiru/

Mais informações sobre o curso: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/ponta-grossa/pg-engenharia-de-bioprocessos-e-biotecnologia/area-academica/atividades-de-extensao