Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Vacinação na Universidade

Vacinação na Universidade

No total, 1754 doses foram aplicadas, entre vacinas contra a gripe, bivalente (Covid-19) e de rotina.
publicado: 05/06/2023 14h22 última modificação: 05/06/2023 14h22

O Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu, na última semana, a visita do Ônibus da Vacina. Somente na quinta-feira (1) foram aplicadas 830 doses, destas104 foram vacinas de rotina, 293 de imunizantes do Covid 19 e 433 da Gripe. Na sexta-feira (2) os agentes de imunização aplicaram 924 doses, sendo 54 vacinas de rotina, 457 de Covid 19 e 412 contra a gripe. No total 1754 doses foram aplicadas nos dois dias de campanha.

Os alunos da UTFPR consideraram positiva a presença do ônibus dentro da universidade.  A acadêmica do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Ester Siqueira de Lima, que aproveitou para tomar a vacina da gripe, destacou a praticidade em poder se vacinar sem precisar sair do campus. O acadêmico José Augusto Simões, também estudante do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, disse que para quem estuda em período integral fica muito difícil fazer o deslocamento até o posto de saúde. “Facilita muito para os alunos”, concluiu

Os acadêmicos do Curso de Engenharia Química, Jessica Massuqueto e Bruno Fabri, também avaliaram positivamente a presença do ônibus na universidade. “É bom e muito mais fácil tomar a vacina aqui. É bastante difícil se locomover até o posto com aula o dia todo”, afirmam.

O Ônibus da Vacina é um dos projetos que a Prefeitura de Ponta Grossa realiza e que tem como missão garantir e facilitar o acesso à imunização em toda a cidade. “Com a dedicação de toda a equipe, nós realizamos, durante o ano todo, diversas ações voltadas para garantir o melhor atendimento possível na área da saúde para a nossa população”, destaca a coordenadora de imunização da Fundação Municipal de Saúde, Stela de Souza Godoy, ao reforçar que são ações alinhadas com o Ministério da Saúde de intensificação da vacinação de rotina e campanhas (gripe e Covid-19) para aumentar a cobertura vacinal e a conscientização da importância do processo de imunização.

A ação foi motivada por um convite foi feito pela universidade, numa iniciativa da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC).  O Assessor de Relações Empresariais e Comunitárias, Joaquim de Mira Junior, enfatiza a relevância dessa atividade, pois além de possibilitar a vacinação do público interno, também proporcionou a participação da comunidade externa. “A universidade, em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, cumprindo seu papel social. Trata-se de uma ação conjunta de vacinação, que visa contribuir com as campanhas de vacinação que estão em andamento no município,” salienta.

Para ampliar o alcance da vacinação, Mira conta que além da divulgação interna da campanha, foi realizado o envio de mensagens para empresários e pessoas das comunidades que vivem nas proximidades da universidade, que usaram grupos de mensagens dos moradores das regiões próximas para espalhar a notícia. Esse foi o caso da Adriele de Oliveira Santos, que veio tomar as vacinas da Gripe e Covid e aproveitou para trazer o filho para tomar a vacina contra a gripe também. Ela mora no Jardim Carvalho e conta que ficou sabendo que ônibus estaria na universidade através dos grupos de whatsapp que participa e escolheu vir fazer a imunização neste local pela facilidade e proximidade de sua casa.

O Assessor de Relações Empresariais e Comunitárias comemora a boa adesão dos acadêmicos e servidores da UTFPR e da comunidade externa durante a ação. “Um fato que chamou a atenção, foi que as pessoas aproveitaram a oportunidade para colocar o esquema vacinal em dia e não apenas tomar as vacinas da gripe e a bivalente (Covid-19). O resultado foi excelente e pretendemos repetir essa ação mais vezes”, salientou Mira.