Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Vestibular UTFPR

Vestibular UTFPR

Pontos específicos da nova forma de ingresso na instituição e os diferenciais da instituição foram apresentados aos representantes de escolas de Ponta Grossa.
publicado: 20/03/2023 15h11 última modificação: 20/03/2023 15h11

Em uma conversa, com representantes das instituições de ensino da cidade, o Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) iniciou as atividades de divulgação do Vestibular de Inverno 2023. Na oportunidade o Diretor-Geral Abel Dionizio Azeredo e o Diretor de Graduação e Educação Profissional, Murilo Oliveira Leme, falaram aos presentes destacando os pontos específicos da nova forma de ingresso na instituição e apresentaram os diferenciais da instituição e dos cursos ofertados.

A UTFPR-PG conta com uma ampla estrutura com laboratórios, biblioteca e restaurante universitário, o Diretor de Graduação Murilo Oliveira Leme destacou o acesso dos alunos ao acervo da biblioteca virtual, bem como da utilização do restaurante universitário, que dispões de refeições subsidiadas para os estudantes.  Ele salientou ainda que os alunos podem participar de diversas atividades que contribuem para sua formação e qualificação profissional, como o Programa de Dupla Diplomação, em que os estudantes podem cursar parte da graduação no exterior.

O Diretor-Geral lembrou o fato de a universidade atuar em várias frentes para garantir a melhor formação e o aprimoramento para seus estudantes. Ele destacou a participação na Iniciação Científica, Programas de Monitoria, nas Empresas Juniores e vários outros programas estudantis.

“UTFPR-PG Portas Abertas”

Durante o evento foi divulgada a realização da ação “UTFPR-PG Portas Abertas” que acontecerá no dia 12 de abril, com o objetivo de aproximar a comunidade local da instituição. Nesse dia, alunos de escolas públicas e particulares de Ponta Grossa e região poderão visitar a instituição para conhecer mais sobre os cursos ofertados.

Os diversos programas desenvolvidos na UTFPR-PG e toda a estrutura da instituição estarão disponíveis para visitação, o que incluem os laboratórios, auditórios, salas de aula e a biblioteca. As visitas serão guiadas e os visitantes serão divididos em grupos.

Vestibular

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 deverão ser realizadas pelo Portal da UTFPR, de 27 de março até 9 de maio, e terão custo de R$ 150. Candidatos que comprovarem não conseguir realizar o pagamento podem solicitar isenção da taxa até 12 de abril. Durante a inscrição, será possível escolher um curso em primeira e outro em segunda opção. No campus ponta Grossa serão ofertadas 259 vagas distribuídos em 9 cursos de graduação.

Pelo menos metade das 3.006 vagas oferecidas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

De acordo com o edital do Vestibular de Inverno 2023, haverá uma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa. As duas serão aplicadas no mesmo dia, em 4 de junho, iniciando às 14h e com um total de cinco horas de duração.