Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Alunos de Santa Helena irão participar da I Competição Latino-americana de Solos
conteúdo

Notícias

Alunos de Santa Helena irão participar da I Competição Latino-americana de Solos

Vitor Peruzzi e Débora Kempner do curso de Agronomia da UTFPR-SH compõem a equipe junto com Ana Caroline Pretto e Fernanda Jutkoski do curso de Agronomia da UTFPR-DV. Também faz parte da equipe a Prof.ª Taciara Horst (UTFPR-DV).
publicado: 10/07/2023 11h48 última modificação: 10/07/2023 11h48

De 26 a 28 de julho, na cidade de São Joaquim - SC, acontece a I Competição Latino-americana de Solos. A competição internacional irá contar com uma equipe do Paraná, apoiada pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR). A equipe é composta pela Prof.ª Taciara Horst (UTFPR-DV) e pelos competidores Ana Caroline Pretto e Fernanda Jutkoski do curso de Agronomia da UTFPR-DV e Vitor Peruzzi e Débora Kempner do curso de Agronomia da UTFPR-SH. Todos os integrantes fazem parte do Laboratório de Pedometria da UTFPR.

Nestes eventos, equipes compostas por estudantes são desafiadas a conhecerem os solos e as paisagens de uma determinada região e a realizarem no campo a identificação, a classificação e a interpretação de atributos morfológicos, físicos, químicos e biológicos, determinando as limitações, o potencial de uso e as recomendações de manejo dos sítios avaliados durante a competição. Os diferentes conhecimentos demandados são abordados de forma interdisciplinar ativa, em que os estudantes precisam realizar tarefas e tomar decisões sobre os problemas em questão. Estes desafios práticos motivam os participantes a assumirem um papel protagonista no seu processo formativo.

As competições de solos promovem a interação entre docentes, discentes e pesquisadores, e oportunizam o conhecimento das paisagens e solos dos locais de atividades, o desenvolvimento de habilidades práticas de descrição e interpretação dos solos no ambiente, a compreensão da diversidade ambiental, sociocultural e econômica que afetam a dinâmica do uso dos solos no Brasil e a aplicação prática de conhecimentos obtidos em salas de aula.