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Alunos do Campus Santa Helena recebem premiação de Hackathon
No dia 08 de novembro, as equipes vencedoras do Hackathon Itinerante Iguassu Valley receberam a premiação ofertada pelo Rotary Club. A entrega foi realizada no SICOOB de Santa Helena.
Foram três as equipes premiadas, sendo em primeiro lugar a equipe composta pelos alunos do curso de Ciência da Computação Matheus Bidarra, Lucas Aquino de Assis, Barbara Lopes e Marcos Kai. O projeto vencedor tem o nome de "Leona" e é uma inteligência artificial. Segundo Matheus, "a Leona é uma inteligência artificial com foco em reconhecimento de situações de risco e alerta de autoridades próximas que podem prover ajuda ao seu usuário".
O segundo lugar ficou com o projeto "Sistema Inteligente de Monitoramento Ostensivo (SIMOS)", dos alunos Arthur Aurelio de Almeida, Nathan Guimarães, Gustavo Silva Quieregato, Gustavo Frandsen Pereira e Guilherme Wilgner Santos Brasil.
"Nós usamos computação federada, reconhecimento de imagens e comportamentos para poder fazer a segurança em estabelecimentos e residências e, no futuro, queremos levar a ferramenta adiante, podendo realizar análises preditivas", disse Nathan.
Já o terceiro lugar, ficou com o aluno André Saraiva, com o projeto, "Sistemas Societários na Blockchain". Segundo André, o projeto traz "uma forma de utilizar as criptomoedas como ações para, assim, ser feito um sistema societário na Blockchain, evitando a burocracia da abertura de capital. Esse sistema facilita o trabalho das empresas, tornando o serviço automatizado".
O Hackathon
O Hackathon Itinerante Iguassu Valley – GT-EDUCAÇÃO é um evento do Iguassu Valley em conjunto com o Rotary Clube, com a participação da UTFPR. Participaram alunos do ensino superior da UTFPR Campus Santa Helena e do ensino médio do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco.
Em equipes contendo cinco participantes cada, os alunos deveriam propor soluções tecnológicas através de programação para problemas reais. Para o ensino superior, foram definidos dois temas: “Rede Descentralizada de Blockchain de Participação Societária” e “Monitoramento Residencial Federado”. As propostas foram divulgadas no primeiro dia do evento, tendo as equipes até três dias para desenvolverem suas soluções.
Já o desafio para os alunos do ensino médio foi um pouco diferente. Os estudantes deveriam propor soluções tecnológicas nas áreas de educação, turismo ou agronegócio. Suas atividades foram desenvolvidas durante um dia.