Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Indisciplina escolar é tema de palestra com pesquisador da Universidade do Porto/Portugal

EXTENSÃO

Palestra “Indisciplina escolar: Pelo Paradigma da Comunicação”, com o Prof. Dr. Clovis da Silva Brito integra o Projeto de Extensão "Educação em valores, indisciplina e violências: diálogos pedagógicos como formação docente".
publicado: 11/10/2023 14h47 última modificação: 11/10/2023 14h47

No dia 03 de outubro foi realizada, no Auditório Fechado do Campus Santa Helena, a palestra “Indisciplina escolar: pelo paradigma da comunicação”, ministrada pelo pesquisador da Universidade do Porto, de Portugal, Prof. Dr. Clovis da Silva Brito. A apresentação teve como objetivo desenvolver reflexões e discussões que possam produzir conhecimento sobre práticas pedagógicas do ser professor para lidar com conflitos e Indisciplina. A fala foi pautada por questões como "o que sabemos sobre indisciplina escolar?" "Por que ocorre indisciplina na escola?" "Quais formas de lidar?” "Como a indisciplina é trabalhada pelos professores em escolas portuguesas?"

O Prof. Clovis pesquisa indisciplina e atualmente faz pós-doutorado na Universidade do Porto/Portugal. Na palestra ele apresentou os índices de indisciplina em diversos países, situando formas de sua intervenção. Conforme o professor,a indisciplina se configura de diferentes formas e não ocorre de forma isolada, mas geralmente de forma coletiva envolvendo várias situações ao mesmo tempo”, por isso, a importância de sabermos lidar com conflitos que surgem na escola. A palestra integra o Projeto de Extensão "Educação em valores, indisciplina e violências: diálogos pedagógicos como formação docente”.

Neste evento estiveram presentes professores da Educação Básica, Licenciandos de Ciências Biológicas e alunos do Formação Docente. O tema indisciplina e violências vem sendo discutido pelos professores Dra. Anderleia Sotoriva Damke, Dra. Eduarda Maria Schneider e Dr. Diego Machado Ozelame com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violências e Indisciplina - GEPEVI e Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências - GPENCI e com os licenciandos do Programa Residência Pedagógica para refletirem e discutirem formas de lidar com conflitos, indisciplinas e o enfrentamento às violências, as quais interferem nas relações sociais, bem como no processo de ensino e aprendizagem.