Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > IX SABIO debate Biologia no mundo em transformação

IX SABIO debate Biologia no mundo em transformação

Abertura do evento contou com palestra sobre as ações para conservação das tartarugas marinhas.
publicado: 20/10/2022 16h10 última modificação: 24/10/2022 11h34

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena, realizou, de 17 a 19 de outubro, a IX SABIO, a Semana Acadêmica da Biologia. O evento abordou a Biologia no mundo em transformação.

O evento, que contou com palestras, minicursos e oficinas, discutiu na primeira noite o tema “Projeto Tamar e as ações para conservação das tartarugas marinhas”, com Daniel Wagner Rogério, Gestor do Centro de Visitantes na base da Fundação Projeto Tamar em Florianópolis. Ainda na primeira noite, na sequência, os participantes puderam conferir a palestra “O que são as inteligências múltiplas e como você pode usá-las para melhorar seus estudos”, com Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes, docente da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA). Ambas as palestras aconteceram de maneira remota e foram transmitidas no canal do Youtube da UTFPR Santa Helena.

O segundo dia da SABIO contou com as oficinas “Metodologias no ensino de ciências” e “Saúde, sistema imunitário e vacinas”. Além de mais duas palestras. A primeira, “A biologia em diálogo com a sociedade: raça e eugenia no Brasil no início do século XX”, com Marcelo Monetti Pavani, do Laboratório de História da Biologia e Ensino, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Para fechar a noite, os participantes acompanharam a palestra “Quais são as interações que os alimentos têm com os medicamentos?”, com Tiago Branquinho Oliveira, docente da Universidade Federal do Sergipe (UFS).

Fechando o evento, na quarta-feira tivemos três minicursos, agora presenciais, sendo “Por que as aranhas são mal compreendidas? Uma conversa sobre identificação, comportamento e mitos sobre o grupo”, “Elaboração de mini terrários” e “Compostagem: venha aprender uma alternativa sustentável para o resíduo doméstico orgânico”.

Aos que se não puderam acompanhar a SABIO, as palestras ainda estão disponíveis no Youtube em https://www.youtube.com/c/UTFPRSantaHelenaeInova .

A IX Semana Acadêmica da Biologia integra o INOVA UTFPR jutamente com a III Semana Acadêmica de Agronomia e a IX Semana Tecnológica Acadêmica de Ciência da Computação.