Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > LAI desenvolve projetos que contribuem para a formação dos alunos
conteúdo

Notícias

LAI desenvolve projetos que contribuem para a formação dos alunos

Laboratório de Agentes Inteligentes integra ambiente de estudo a Projetos de Extensão, Iniciação Científica e Protagonismo Estudantil.
publicado: 17/11/2022 16h23 última modificação: 17/11/2022 16h24

Coordenado pelo professor Cláudio José Biazus, o Laboratório de Agentes Inteligentes (LAI), conta hoje com diversos projetos em desenvolvimento. Estes contribuem para a formação continuada dos acadêmicos envolvidos.

O LAI integra ambiente de estudo combinando Projetos de Extensão, Iniciação Científica e Protagonismo Estudantil. Os estudantes que estejam interessados em fazer parte do LAI, devem procurar o Professor ou mesmo os acadêmicos que já integram o laboratório.

Ensino do xadrez como incentivo a sociabilização, prática do esporte e melhora do desempenho cognitivo discente” é um projeto de Protagonismo Estudantil que tem como objetivo a introdução do jogo de xadrez no cotidiano dos discentes no campus de Santa Helena. Por meio do projeto já foram realizadas aulas do esporte e há a previsão de um torneio no final do semestre.

Agroberry” é um projeto de Iniciação Científica que desenvolveu um protótipo de um veículo autônomo e deliberativo aplicado à agricultura. “A participação no LAI está me ajudando a melhorar a minha lógica de programação e estou começando a ter noção de hardware graças ao laboratório”, disse o aluno Alecsander de Sousa Brito, que está programando o veículo, e integrando eventualmente software com hardware, para o funcionamento adequado dos sensores.

Outra iniciativa do LAI foi o desenvolvimento de um Totem Interativo com Raspberry Pi, um totem de baixo custo e de fácil interação e que pode ser configurado de acordo com as necessidades do usuário. Os alunos Arthur Aurelio de Almeida, Giovani Lins Gonsales Vera, Giuseppe Wisniewski Peletti e Gustavo Frandsen Pereira apresentaram seus resultados com esse trabalho no SEI/SICITE 2022.

Com tantas iniciativas interessantes e com a ideia de propor, desenvolver e apresentar novas tecnologias a sociedade, foi desenvolvido o projeto de extensão “Desenvolvimento e exposição de amostras digitais”, por meio do qual os alunos participam de feiras e exposições em colégios e outros locais apresentando ou explanando as funcionalidades das tecnologias desenvolvidas e aplicadas em seus projetos.

O LAI surgiu a partir da iniciativa de alunos, que viram a necessidade de aprofundar seus conhecimentos de forma prática. Hoje atua também em parceria com outros cursos, como o de Agronomia.

Um dos projetos dessa parceria é o “PFC”, “a ideia é fazer uma hidropônica completamente autônoma que produza no menor período de tempo possível”, conta Arthur Aurelio de Almeida, aluno que está desenvolvendo o projeto. Tal a estufa conta com vários sensores controlados por um Arduíno que monitoram a temperatura do ar e da água, assim como a quantidade de nutrientes na água, entre outros aspectos. Construído principalmente utilizando uma impressora 3D, o aparelho contribui não apenas para a produção mas também para o estudo do desenvolvimento da planta.