Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > LAMIA ultrapassa a marca de 100 alunos e atinge R$6 milhões em contratos com empresas para desenvolvimento de produtos de IA

publicado: 15/12/2023 16h34 última modificação: 15/12/2023 16h34

O Laboratório de Aprendizado de Máquina e Imagens Aplicados à Indústria (LAMIA), da UTFPR Campus Santa Helena celebra novas marcas atingidas em 2023. Nos últimos meses de 2023, o laboratório registrou a entrada de seu 100º aluno e o fechamento de 2 novos contratos de projetos no formato PD&I com empresas para o desenvolvimento de produtos de inteligência artificial. Com isso, o laboratório passa a ter o valor de R$6 milhões em contratos com apoio do modelo EMBRAPII e do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, o CEIA.

Com um total de 109 alunos registrados atuando em um modelo híbrido com as modalidades presencial e remoto, o LAMIA capta e treina estudantes de diversas universidades brasileiras nas áreas de Aprendizado de Máquina, Tecnologias Imersivas e Desenvolvimento Web. Além dos estudantes, o LAMIA conta com 5 professores orientadores e mais de 20 profissionais do mercado de tecnologia que atuam como colaboradores.

"Os alunos são treinados e organizados por cargos, que descrevem os níveis de conhecimento e experiência prática que os mesmos possuem, assim conseguimos gestar a inserção deles nos projetos. As equipes são formadas por professores e alunos do laboratório em conjunto com profissionais da empresa parceira, assim dividimos os riscos da criação do produto com a empresa. Hoje estamos pagando um montante de R$48 mil reais mensais de bolsas para alunos e professores, valores bem acima de programas de pós-graduação e penso que estamos explorando um modelo único entre universidades, mas que nos delega a responsabilidade de atingir os resultados esperados em projetos reais", descreve Thiago Naves coordenador do LAMIA.

Entre os dois novos projetos de PD&I, o primeiro visa o desenvolvimento de módulos de inteligência artificial para previsão da reposição de estoque com a empresa Logit Sistemas Inteligentes, que conta com clientes como Magazine Luiza e Gazin. O segundo, com a empresa B2ML Sistemas que é uma das maiores fábricas de software de Minas Gerais, será desenvolvido um produto para geração de ambientes imersivos com uso de inteligência artificial para vendas de clientes do setor do varejo. Mais detalhes dos projetos serão divulgados em uma matéria separada.

"Os dois projetos são frutos de captações que fizemos com as empresas durante todo o ano, com a Logit vínhamos negociando desde junho e com a B2ML desde o mês de janeiro, entre reuniões, construção do projeto escrito e alinhamento financeiro. É um trabalho desafiador que envolve muitas habilidades de negociação e mercado e que vão além do nosso conhecimento técnico, mas permite que façamos uma ciência monetizada com geração de resultados de impacto, que são publicados e geram propriedades intelectuais  Nosso planejamento para 2024 é dobrar esse atual valor em contratos ainda no primeiro semestre do ano, aproveitando nosso crescimento em 2023", afirma Thiago Naves.