Notícias
Pesquisadores de Santa Helena vão criar Polo de Pesquisa
Plataforma de produção agrícola inteligente, autônoma, com iluminação artificial e autoaprendizagem para o manejo de hortaliças, plantas e bioativos para agricultura urbana com tecnologias da Agricultura 5.0.
A proposta composta pelos campi de Medianeira e Santa Helena para o desenvolvimento de projetos para o futuro Polo Estratégico de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Agronegócio, foi contemplado no edital PEDTI da UTFPR. O edital visa o fomento de projetos para atuarem junto às empresas e indústrias na criação de Polos Estratégicos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Rede, além de maior interação entre a Universidade e a iniciativa privada, por meio da execução de projetos de pesquisa aplicada, consultorias e prestação de serviços.
O projeto contemplado objetiva o desenvolvimento de inovação para o agronegócio através de tecnologias computacionais e de inteligência artificial na geração de produtos que serão transferidos para o mercado e indústria. São proponentes do projeto no Campus Santa Helena os pesquisadores Dr. Glauco Vieira Miranda, do curso de Agronomia e o Dr. Thiago França Naves, do curso de Ciência da Computação, e do Campus Medianeira o Dr. Claudio Leones Bazzi como coordenador da proposta.
Com a exigência de participação conjunta de no mínimo dois campi por projeto apresentado, o edital contou com 10 (dez) propostas apresentadas entre todos os campi da UTFPR. As duas propostas melhor colocadas receberam apoio financeiro de até R$ 100 mil para desenvolvimento do projeto de Polo. De acordo com o Prof. Dr. Glauco Miranda "o edital vem ao encontro da política de inovação da UTFPR e das ações do Ecossistema Regional de Inovação facilitando a execução de projetos em conjunto com a iniciativa privada e promovendo o desenvolvimento tecnológico regional com a retenção do capital humano e riquezas na região".