Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Pesquisadores de Santa Helena vão criar Polo de Pesquisa
conteúdo

Notícias

Pesquisadores de Santa Helena vão criar Polo de Pesquisa

Pesquisadores do Campus Santa Helena são contemplados em edital para desenvolvimento de Polo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
publicado: 06/11/2022 19h19 última modificação: 06/11/2022 19h25
Exibir carrossel de imagens Plataforma de produção agrícola inteligente, autônoma, com iluminação artificial e autoaprendizagem para o manejo de hortaliças, plantas e bioativos para agricultura urbana com tecnologias da Agricultura 5.0.

Plataforma de produção agrícola inteligente, autônoma, com iluminação artificial e autoaprendizagem para o manejo de hortaliças, plantas e bioativos para agricultura urbana com tecnologias da Agricultura 5.0.

A proposta composta pelos campi de Medianeira e Santa Helena para o desenvolvimento de projetos para o futuro Polo Estratégico de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Agronegócio, foi contemplado no edital PEDTI da UTFPR. O edital visa o fomento de projetos para atuarem junto às empresas e indústrias na criação de Polos Estratégicos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Rede, além de maior interação entre a Universidade e a iniciativa privada, por meio da execução de projetos de pesquisa aplicada, consultorias e prestação de serviços. 

O projeto contemplado objetiva o desenvolvimento de inovação para o agronegócio através de tecnologias computacionais e de inteligência artificial na geração de produtos que serão transferidos para o mercado e indústria. São proponentes do projeto no Campus Santa Helena os pesquisadores Dr. Glauco Vieira Miranda, do curso de Agronomia e o Dr. Thiago França Naves, do curso de Ciência da Computação, e do Campus Medianeira o Dr. Claudio Leones Bazzi como coordenador da proposta.

Com a exigência de participação conjunta de no mínimo dois campi por projeto apresentado, o edital contou com 10 (dez) propostas apresentadas entre todos os campi da UTFPR. As duas propostas melhor colocadas receberam apoio financeiro de até R$ 100 mil para desenvolvimento do projeto de Polo. De acordo com o Prof. Dr. Glauco  Miranda "o edital vem ao encontro da política de inovação da UTFPR e das ações do Ecossistema Regional de Inovação facilitando a execução de projetos em conjunto com a iniciativa privada e promovendo o desenvolvimento tecnológico regional com a retenção do capital humano e riquezas na região".