Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Professora de Santa Helena ministra palestra sobre educação mercadológica
conteúdo

Notícias

Professora de Santa Helena ministra palestra sobre educação mercadológica

PALESTRA

Palestra de Anderleia Sotoriva Damke fez parte da programação da V Conferência da Teoria Histórico-Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade, evento realizado em Curitiba
publicado: 28/11/2023 13h37 última modificação: 29/11/2023 09h34

No dia 22 de novembro a Profa. Dra. Anderleia Sotoriva Damke palestrou sobre "As implicações da educação mercadológica na formação Social do sujeito" na V Conferência da Teoria Histórico-Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade, evento que foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Sara de Lima Dias e organizado pelo grupo de pesquisa TASS (Tecnologia, Atividade, Subjetividade e Saúde). A conferência, em sua quinta edição, surge dos estudos de Vygotsky, a busca por conhecimento e os valores humanos em sua subjetividade, das emoções que qualificam a inteligência e do aprendizado social cultural significativo.

Professora do curso de Ciências Biológicas, docente convidada do Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade e docente colaboradora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Campus Medianeira, Anderleia abordou em sua palestra as consequências de uma educação mercadológica com práticas neoliberais que se justapõem à educação crítica, fragmentando o pensar e dificultando a elaboração e a organização de atividades que nos humanizam. Esta educação atende a uma formação passiva, que intenta o formato de um sujeito adaptado às pautas de uma agenda neoliberal, cujas competências já estão postas nos currículos escolares, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Compreendemos a partir da Teoria Histórico-Cultural, que a aprendizagem humana não ocorre de forma independente das relações históricas e culturais, as quais influenciam as atitudes dos sujeitos e assim a constituição da sua subjetividade, como ocorre com os discursos de ódio e intolerância que geram tensões cotidianas, as quais permeiam violências no contexto escolar e social", apontou a professora.

O evento, que teve como tema "O Semear Conhecimentos e Compartilhar Afetividades", foi realizado em Curitiba e contou com três dias de atividades, incluindo palestras, mesas-redondas e apresentações culturais.