Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Professora de Santa Helena ministra palestra sobre educação mercadológica

Professora de Santa Helena ministra palestra sobre educação mercadológica

PALESTRA

Palestra de Anderleia Sotoriva Damke fez parte da programação da V Conferência da Teoria Histórico-Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade, evento realizado em Curitiba
publicado: 28/11/2023 13h37 última modificação: 29/11/2023 09h34

No dia 22 de novembro a Profa. Dra. Anderleia Sotoriva Damke palestrou sobre "As implicações da educação mercadológica na formação Social do sujeito" na V Conferência da Teoria Histórico-Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade, evento que foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Sara de Lima Dias e organizado pelo grupo de pesquisa TASS (Tecnologia, Atividade, Subjetividade e Saúde). A conferência, em sua quinta edição, surge dos estudos de Vygotsky, a busca por conhecimento e os valores humanos em sua subjetividade, das emoções que qualificam a inteligência e do aprendizado social cultural significativo.

Professora do curso de Ciências Biológicas, docente convidada do Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade e docente colaboradora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Campus Medianeira, Anderleia abordou em sua palestra as consequências de uma educação mercadológica com práticas neoliberais que se justapõem à educação crítica, fragmentando o pensar e dificultando a elaboração e a organização de atividades que nos humanizam. Esta educação atende a uma formação passiva, que intenta o formato de um sujeito adaptado às pautas de uma agenda neoliberal, cujas competências já estão postas nos currículos escolares, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Compreendemos a partir da Teoria Histórico-Cultural, que a aprendizagem humana não ocorre de forma independente das relações históricas e culturais, as quais influenciam as atitudes dos sujeitos e assim a constituição da sua subjetividade, como ocorre com os discursos de ódio e intolerância que geram tensões cotidianas, as quais permeiam violências no contexto escolar e social", apontou a professora.

O evento, que teve como tema "O Semear Conhecimentos e Compartilhar Afetividades", foi realizado em Curitiba e contou com três dias de atividades, incluindo palestras, mesas-redondas e apresentações culturais.