Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Programa de Dupla Diplomação para o curso de Ciência da Computação

Programa de Dupla Diplomação para o curso de Ciência da Computação

Aberta seleção de estudantes para programa no Instituto Politécnico de Bragança (IBP) - Portugal
publicado: 30/08/2023 08h34 última modificação: 30/08/2023 08h53

Estudantes do curso de Ciência da Computação do Campus Santa Helena da UTFPR já podem realizar inscrição para participar do programa de Dupla Diplomação com o Curso de Licenciatura em Engenharia Informática e Mestrado em Sistemas de Informação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) ‐ Portugal. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de setembro e exclusivamente enviadas ao endereço eletrônico dirgrad-sh@utfpr.edu.br, seguindo as instruções contidas no edital.

São duas vagas disponibilizadas para estudantes que, de modo geral*, devem:

• estar matriculados no curso Bacharelado em Ciência da Computação da UTFPR Campus Santa Helena, cursando, no mínimo, o 7º período na data do fechamento das inscrições;
  • possuir coeficiente de rendimento (CR) absoluto mínimo de 0,60 no ato da inscrição;
  • ter a possibilidade de morar em Portugal por pelo menos dois semestres letivos do IPB.

Entre outros documentos, no ato da inscrição o candidato deve enviar a Ficha de Inscrição, Currículo Lattes e Histórico Escolar (veja todos os documentos necessários para a inscrição no item 6 do edital).

O início previsto para as atividades de Dupla Diplomação no IPB é fevereiro de 2024.

Mas o que é a Dupla Diplomação?

É o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras conveniadas, seguindo um Plano de Estudos previamente acordado entre as coordenações de curso, para então receber dois diplomas, de ambas as instituições. Os programas de dupla diplomação possibilitam o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana dos estudantes.

A UTFPR possui acordos de dupla diplomação assinados com instituições na Argentina, Espanha, França, Japão e Portugal. Consulte a lista completa e leia mais informações sobre o funcionamento dos programas de dupla diplomação na página sobre mobilidade.

*Verificar informações completas no Edital nº 017/2023 - DIRGRAD-SH