Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Projeto Horto Medicinal recebe alunos de escola municipal para atividade

Projeto Horto Medicinal recebe alunos de escola municipal para atividade

Parceria entre Horto Medicinal e PIBID recebe alunos da Escola Municipal Inês Mocellin, estimulando o aprendizado sobre plantas medicinais e agroecologia.
publicado: 28/08/2023 14h06 última modificação: 28/08/2023 14h06

O Projeto Horto Medicinal, em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com participação dos cursos de graduação em Agronomia e Ciências Biológicas, recebeu na última semana alunos e servidores da Escola Municipal Inês Mocellin, do município de Santa Helena.

Cumprindo um dos seus objetivos, que é a geração e compartilhamento de informações relativas as plantas medicinais, condimentares e aromáticas junto ao Horto Medicinal Agroecológico da UTFPR Campus Santa Helena, visando criar um elo entre a Universidade e Sociedade, o projeto possibilitou que os alunos da instituição municipal realizassem as etapas de misturas de substratos e preparo de recipientes para produção mudas pré formadas.

Além dessa atividade, o grupo ainda realizou visita ao campo onde está localizado o Horto Medicinal e assim visualizou as plantações que deram origem às suas mudas, além de outras espécies no local.

Essa integração entre a UTFPR Campus Santa Helena e a escola por meio do Projeto Horto Medicinal, é uma demonstração concreta do compromisso da universidade em estabelecer laços sólidos com a comunidade. Ao possibilitar que os alunos participem das atividades do horto medicinal, o projeto promove o conhecimento sobre plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Essa experiência prática enriquecedora permite aos estudantes vivenciarem a importância da agroecologia e da conservação da biodiversidade, além de despertar o interesse em projetos futuros relacionados ao tema. O trabalho conjunto entre a universidade e a comunidade fortalece a educação, a pesquisa e a extensão, contribuindo para o desenvolvimento local e a formação de cidadãos conscientes e engajados.