Notícias
Projeto PFC produz alface em 30 dias
Na última sexta-feira, dia 14 de abril, o Professor Cláudio José Biazus, juntamente com os alunos do Laboratório de Agentes Inteligentes (LAI) e o Professor Glauco Miranda, encerraram uma etapa importante do Projeto Personal Food Computer (PFC). No dia, foi colhido um pé de alface que havia sido plantado há exatos 30 dias, em 14 de março.
A hortaliça foi cultivada na estufa desenvolvida pelo projeto. Nela, que é construída principalmente utilizando uma impressora 3D, o ambiente é controlado automaticamente para maximizar o tempo de crescimento, a qualidade e o tamanho da planta. Os parâmetros controlados são temperatura, umidade, quantidade de gás carbônico (CO2) no ar e também a temperatura e Potencial Elétrico da Água.
Durante todo o período, a planta não teve contato com agrotóxicos, insetos ou doenças, além de ter todos os seus dados monitorados constantemente.
A PFC está em fase de testes e aprimoramentos, porém todos os resultados até o presente momento têm sido satisfatórios, com todas as medições ocorrendo de maneira esperada. A primeira alface plantada na estufa foi colhida com resultados positivos.
Dentre os alunos do LAI, são responsáveis por esse projeto Arthur Aurelio de Almeida, Giuseppe Wisniewski Peletti e Gustavo Frandsen Pereira, acadêmicos do curso de Ciência da Computação e Erik de Freitas, acadêmico do curso de Agronomia. O projeto também conta com a colaboração de outros acadêmicos do curso de Agronomia e do Professor Glauco.