Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Ação de Extensão

Ação de Extensão

"Vire a página" - 2ª Edição.
publicado: 19/12/2018 09h25 última modificação: 19/12/2018 16h16

Nos últimos semestres, os formandos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Toledo estabeleceram uma parceria com a Casa da Cultura da cidade de Toledo, com o propósito de promoverem trabalhos filantrópicos, que visem trazer benefícios para suprir as necessidades levantadas no município de Toledo. Assim, acadêmicos da UTFPR realizaram uma campanha para arrecadar livros com o propósito de colaborarem com o projeto das "Geladeiras Solidárias", espaços para empréstimo de livros.

Aproximadamente sessenta formandos de 5 cursos de graduação da UTFPR - Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Matemática, Tecnologia de Sistemas para Internet e Processos Químicos - mobilizaram-se para arrecadar livros infantis, infantojuvenis e gibis neste segundo semestre de 2018. Essas arrecadações fazem parte da Ação de Extensão "Vire a Página" - 2ª Edição.

O estudante de Engenharia Civil, Matheus Fajardo Bortoli, relata que "os alunos da UTFPR, além de organizarem eventos científicos, também promovem ações sociais que possam beneficiar a comunidade local ou regional; sejam projetos elaborados pelos Centros Acadêmicos, pela Atlética Raposa ou qualquer outra entidade estudantil. O diferencial é sempre ajudar e dar melhores condições ao próximo”, declara Bortoli.

Para abastecer as Geladeiras Solidárias foram arrecadadas doações em dinheiro, que foram convertidas integralmente na aquisição de novos livros, assim como na arrecadação de livros e gibis usados. Desse modo, foram arrecadados mais 3.000 mil exemplares, um número que superou as expectativas dos integrantes do projeto.

Ainda segundo Matheus Bortoli, o que motivou a equipe para conquistar tamanho resultado, foi a vontade de promover o incentivo à leitura e ao estudo por meio desses livros. "Espera-se que esses materiais estimulem as crianças para que, no futuro, almejem entrar em uma universidade, na busca da realização de seus sonhos”, destaca o estudante.