Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > COMPETIÇÃO

COMPETIÇÃO

Acadêmica de Engenharia de Computação é uma das ganhadoras do German-Brazilian EdTech Hackathon – Digital Education/2022.
publicado: 14/09/2022 15h17 última modificação: 14/09/2022 15h21
Exibir carrossel de imagens Igor e Johanna apresentando a ideia de solução.

Igor e Johanna apresentando a ideia de solução.

A acadêmica do curso de Engenharia de Computação, Johanna Kirchner, participou da primeira edição do German-Brazilian EdTech Hackathon – Digital Education e sua equipe ficou em primeiro lugar entre as cinco equipes competidoras.

O German-Brazilian EdTech Hackathon foi realizado entre os dias 22 e 24 de agosto no Goethe-Institut, em São Paulo. Ao todo, foram 29 participantes de diversas instituições de sete estados brasileiros.

O evento teve como objetivo encontrar e propor soluções tecnológicas para os desafios atuais no ensino digital e era destinado a hackers que tiveram a oportunidade de trabalhar em soluções digitais para a área da educação.

O grupo da acadêmica da UTFPR - Campus Toledo desenvolveu uma solução tecnológica para a educação musical nas escolas - Música para Todos - sendo um dos tópicos propostos para solução pelo evento.

Segundo a organização do evento, a "educação musical brasileira ainda parece pertencer a uma elite econômica e social, e sua presença nas escolas, especialmente nas públicas, é quase inexistente. A música está impregnada de memórias afetivas, que nos lembram de momentos importantes em nossas vidas: aniversários, casamentos, festas  etc."

Com base nesse desafio, o grupo de Johanna, o Techla,  propôs uma plataforma de ensino de música on line, juntamente com um teclado musical de baixo custo.

Segundo Johanna, para poder participar do evento, foi necessário fazer a inscrição e desenvolver um texto, expondo o porquê ela queria participar do Hackathon. "Foi com base nesse texto que fui selecionada para compor uma das equipes e desenvolver soluções tecnológicas para o problemas propostos", declara.

A melhor equipe foi premiada com a inscrição para participar do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade, que será realizado nos dias 29 e 30 de setembro em São Paulo.

Além disso, a acadêmica também relatou que, antes do evento, no momento da inscrição, ela se cadastrou para conseguir uma bolsa-auxílio no valor de R$ 700 reais para custear a viagem até São Paulo e como foi selecionada, o evento disponibilizou esse valor.