Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática e Secretaria Municipal de Educação estabelecem parcerias para oferta de oficinas de capacitação para professores

publicado: 01/11/2017 13h36 última modificação: 01/11/2017 13h36

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática (COMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Toledo, em parceria com a Secretaria de Educação de Toledo (SMED), realizou oficinas nas áreas de Geometria e Medidas para professores dos quintos anos da Rede Municipal de Ensino.

As oficinas foram elaboradas em conjunto com as coordenadoras da área de Matemática da SMED, Edna Schaeffer e Herley Maria da Silva Valdemar, e desenvolvidas em duas salas, em que participaram aproximadamente 60 professores.

O desenvolvimento das oficinas ocorreu em duas etapas. A primeira, com duração de 8 horas, ocorreu no dia 14 de junho e foi coordenada pelos professores Barbara Winiarski Diesel Novaes, Emerson Tortola e Vanessa Largo e envolveu atividades relacionadas ao ensino de Geometria. A segunda, que ocorreu no último dia 23, foi coordenada pelo professor Ivan José Coser. Nessa oportunidade, o professor apresentou propostas de atividades que poderiam ser utilizadas para desenvolver temas como: sistema monetário e sistema de medida de tempo.

“Acreditamos que esses momentos de formação são enriquecedores, pois permitem aos professores sair momentaneamente do ambiente escolar para buscarem novos conhecimentos e novas formas de abordagem para os conteúdos matemáticos”, afirma Ivan.

Em 2018 a SMED e a COMAT da UTFPR – Câmpus Toledo pretendem dar continuidade a essa parceria, de por meio do desenvolvimento de outras ações de formação na área de Matemática aos professores que atuam nos anos iniciais da Educação Básica.

Atualizado em 04/09/2017