Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > 26 de setembro
conteúdo

Notícias

26 de setembro

Dia Nacional do Surdo
publicado: 26/09/2018 11h07 última modificação: 26/09/2018 11h24

Antes de mais nada, é necessário expor as diferenças entre o ‘Deficiente Auditivo’ e o ‘Surdo’.  Deficiente Auditivo é a pessoa que tem perda parcial ou total da audição.

Na ‘Comunidade Surda’, o surdo é aquele que se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e se reconhece como pertencente a esta comunidade, encaixando-se nas suas particularidades, costumes, valores e artefatos culturais.

O primeiro artefato cultural do 'Povo Surdo' é a experiência visual; como possuem ausência de audição e de som, percebem o mundo por meio de seus olhos. Esta percepção ocorre mediante expressões faciais, corporais, comportamento de animais e objetos, em suas devidas circunstâncias.

O segundo é o artefato cultural linguístico, ou seja, a língua de sinais. Entretanto, ressalta-se que a língua de sinais não é universal, cada país possui a sua, já que é influenciada por questões culturais de uma determinada nação. No Brasil, por exemplo, utiliza-se a Libras, que faz parte da cultura surda e não pode ser comparada à língua portuguesa, pois tem muitas diferenças sintáticas.

Já o artefato cultural 'Literatura Surda' é a expressão da vida de muitas gerações do povo surdo no decorrer dos anos. Essas histórias contam a dificuldade dos surdos em meio aos ouvintes, como também romances, literatura infantil, contos e outros.

Um dos artefatos culturais mais presentes na cultura surda é a política, a qual sintetiza os movimentos do povo surdo pela conquista dos seus direitos. Uma vitória dessa constante luta foi a Lei º 10.436/02, a qual reconheceu a Libras como língua oficial das comunidades surdas brasileiras.

Por último vem o artefato cultural 'Material', que consiste nos materiais facilitadores do dia a dia dos surdos, por exemplo as campainhas residenciais que acedem a luz ao invés de emitirem som. Também existem despertadores que vibram; babás eletrônicas que acendem luz, caso o bebê chore. Desse modo, esses materiais contribuem com a acessibilidade da Comunidade Surda.

Autores: João Marcelo Riedi e Renan Schimidt Profeta Panssonato