Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Dupla Diplomação

Dupla Diplomação

Acadêmico do curso de Engenharia Eletrônica apresenta artigo em Conferência da área de Robótica na Espanha
publicado: 27/11/2017 10h10 última modificação: 27/11/2017 12h50
Exibir carrossel de imagens Luís Piardi durante a apresentação do artigo

Luís Piardi durante a apresentação do artigo

O acadêmico do curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR – Câmpus Toledo, Luis Piardi, apresentou, na última sexta-feira (24), o artigo intulado “Development of a Dynamic Path for a Toxic Substances Mapping Mobile Robot in Industry Environment", na Conferência Robot2017, realizada em Sevilha, na Espanha.

O artigo “trata do desenvolvimento de robô autônomo, com algoritmo de planejamento de rota, para realizar atividade de varredura de substâncias tóxicas em um ambiente industrial, de modo a evitar colisões com obstáculos conhecidos e desconhecidos”, explica Piardi.

O estudante, autor principal do artigo, atualmente participa do Programa de Dupla Diplomação, por meio de uma parceria entre a UTFPR e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O trabalho foi escrito em co-autoria com os professores José Lima, do IPB, e Paulo Costa, da Faculdade de Engenharia do Porto,  e com acadêmico Thadeu Brito, da UTFPR – Câmpus Campo Mourão, que também participa do Programa de Dupla Diplomação. O trabalho integrará o livro da Conferência, publicado pela Springer e  indexado pela Thomson ISI Web of Knowledge and SCOPUS.

“Participar do Programa de Dupla Diplomação com o IPB foi fundamental para o desenvolvimento desta pesquisa. O congresso ROBOT2017 surgiu como uma oportunidade de apresentar os resultados obtidos até o momento. Até a conclusão da dissertação, existe a perspectiva de publicar dois ou mais artigos em congressos também indexados”, destaca Piardi.

Clique aqui para acessar a página da ROBOT2017.