Notícias
Estudantes de Graduação poderão participar da Olimpíada Brasileira de Matemática
Estudantes universitários de todo o Brasil têm até o dia 14 de agosto para se inscreverem na edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A UTFPR – Câmpus Toledo está cadastrada como uma das universidades-sede autorizadas a aplicar as provas dessa competição.
Em nível universitário, a competição acontecerá em duas fases. A primeira acontecerá no dia 1º de setembro e a segunda, nos dias 21 e 22 de outubro. Podem concorrer alunos devidamente matriculados em qualquer curso de graduação e em qualquer período, desde que não tenham concluído outro curso superior. As inscrições devem ser feitas diretamente na página da OBM, sendo necessário indicar em qual universidade farão a prova da 1ª fase.
Serão oferecidos prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações finais e, a critério da banca, menções honrosas, em cerimônia de premiação a ser realizada durante a Semana Olímpica.
A OBM é uma competição destinada a estudantes do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano), Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo Brasil.
A concurso é realizado em conjunto ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) à Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem por objetivos: interferir decisivamente em prol da melhoria do ensino de Matemática no Brasil; descobrir jovens talentos em matemática e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa; selecionar estudantes para representar o Brasil em competições internacionais; apoiar competições regionais de Matemática no Brasil e organizar no Brasil as diversas competições internacionais de Matemática.
UTFPR – Câmpus Toledo também aplicou provas do concurso Galois-Noether
A OBM, em parceria com a secretaria do Concurso Universitário Galois-Noether, sediada no México, em 2017, oportunizou que alunos da UTFPR pudessem participar também desta competição de nível internacional. A secretaria da OBM, nesse concurso, é responsável por receber, traduzir e repassar as provas e informações aos coordenadores regionais, que divulgam os locais e horários das provas e realizam sua aplicação aos alunos interessados.
Neste ano, o estudante Vinícius Franco Vasconcelos, do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus, realizou as duas primeiras fases da prova Galois-Noether, e aguarda o resultado final da competição.
Atualizado em 05/07/2017
Ações