Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > EXPOUT e ENDICT

EXPOUT e ENDICT

Câmpus Toledo promoveu EXPOUT e V ENDICT e nos dias 26 e 27 de outubro
publicado: 30/10/2017 15h54 última modificação: 30/10/2017 15h54

Realizado durante a EXPOUT, o V Encontro de Iniciação Científica (ENDICT) reuniu pesquisadores de diversas áreas nos dias 26 e 27 de outubro na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Toledo. A quinta-feira (26) foi dedicada às sessões de apresentação oral de trabalhos, em que 23 estudantes tiveram a oportunidade de expor sobre suas pesquisas. Também houve a apresentação do grupo de pesquisa em Estatística Espacial, coordenado pelo professor Gustavo Dalposso, e um Workshop de Pesquisa em Computação, ministrado pelo grupo de pesquisa em Engenharia de Software e Otimização da UTFPR – Câmpus Toledo.

Já na sexta-feira (27) aconteceu a exposição de pôsteres, em que 31 pesquisas foram apresentadas à comunidade. A Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Toledo, professora Mariana Sbaraini Cordeiro, destacou que, para muitos acadêmicos, o evento oportunizou o compartilhamento das experiências oriundas do primeiro contato que tiveram com atividades de pesquisa. “Especialmente para aqueles que compartilharam os resultados de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), o evento estimulou, inclusive, a continuidade dos estudos nas áreas de interesse. As pesquisas apresentadas demonstraram alto nível de qualidade e relevância científica. Por essa razão, gostaria de manifestar meu agradecimento e parabenizar todos os acadprofessores orientadores desses trabalhos”, destacou.

O objetivo do V ENDICT foi o de promover um espaço para a socialização dos resultados de pesquisas de alunos de graduação e pós-graduação, além de oportunizar a publicação de seus trabalhos promovendo um ambiente fértil para o debate de estudos realizados, ou em andamento, por pesquisadores de diversas áreas.

EXPOUT

Após uma programação recheada de atividades que aconteceram durante o V ENDICT, a EXPOUT foi encerrada com a palestra proferida por Allan Costa, “Coisas que ninguém vai te contar sobre empreender“, promovida pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-TD). O palestrante promoveu reflexões sobre questões relacionadas ao empreendedorismo e à criação de empresas.

Com uma sólida formação acadêmica nacional e internacional, Allan Costa também acumula extensa experiência profissional em cargos de diretoria em diversas empresas, além de autorias de livros e colunas na rádio CBN e no Jornal Gazeta do Povo.

O palestrante abordou o processo empreendedor sob uma perspectiva mais prática e direta, de maneira a derrubar mitos e a auxiliar empreendedores a desenvolver maior consciência dos desafios a serem enfrentados nessa caminhada.

Participaram da palestra alunos, servidores e comunidade externa. De acordo com o acadêmico do curso de Engenharia Civil, Jamilton Feitosa, “com a proposta de derrubar vários mitos relacionados ao empreendedorismo, o palestrante trouxe sua própria experiência de vida como exemplo. Através da palestra, percebemos que, por um lado, ter o próprio negócio implica em grandes responsabilidades e desafios, principalmente num mundo de mudanças cada vez mais rápidas, mas, por outro, também proporciona liberdade para escolher os próprios caminhos a serem percorridos”, destacou.

Atualizado em 30/10/2017