Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Iniciação Científica

Iniciação Científica

Acadêmico de Engenharia Eletrônica apresentou um artigo científico no maior evento brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais
publicado: 26/09/2018 15h57 última modificação: 26/09/2018 16h18

Entre os dias 16 e 19 de setembro de 2018, o acadêmico Rafael Rodrigo Pertum, do curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR – Câmpus Toledo/PR, participou do XXXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT'18). Esse evento é o mais relevante do país na área de Telecomunicações e Processamento de Sinais e foi realizado este ano em Campina Grande/PB, no Centro de Convenções Raymundo Asfora - Garden Hotel.

Durante o simpósio, o estudante Rafael apresentou seu artigo intitulado “Implementação de Sistema de Cancelamento Adaptativo de Ruído utilizando um Algoritmo VSS-NLMS Robusto”, que teve como coautoria e orientação, o professor do curso de Engenharia Eletrônica, Eduardo Vinicius Kuhn. Tal pesquisa trata da implementação prática de um sistema de cancelamento adaptativo de ruído que utiliza um algoritmo VSS-NLMS (variable step-size normalized least-mean-square) com elevada imunidade ao ruído de medição, o qual foi introduzido por Zipf, Tobias e Seara [IEEE International Telecommunications Symposium (Set. 2010)].

Desde o final de 2016, Rafael vem desenvolvendo seu trabalho de Iniciação Científica e/ou Desenvolvimento Tecnológico sob a orientação do professor Eduardo. Atualmente, é bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq), tendo já recebido bolsa do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/Fundação Araucária) em 2017 e do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/UTFPR) em 2016. Além disso, o acadêmico obteve fomento parcial para participar do evento por meio do Edital Nº 13/2018 - Auxílio à Participação Discente em Eventos da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), tendo o restante sido financiado por outras fontes.

Até o momento, Rafael somente tinha apresentado artigos científicos em eventos da universidade, isto é, no XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE) de 2017 e no VI Encontro de Iniciação Científica do Câmpus Toledo (ENDICT) de 2018. Assim, segundo o estudante, essa apresentação no SBrT'18 foi muito importante para seu crescimento profissional. “Como estudante de graduação, a publicação desse artigo agregou muito conhecimento e experiência, bem como ampliou minha visão acerca do cenário técnico-científico de processamento de sinais no país. Também, foram estabelecidos contatos com pesquisadores de outras instituições de ensino brasileiras e estrangeiras. A troca de experiências e informações com esses pesquisadores foi de suma importância, uma vez que contribuirão com as minhas escolhas como futuro engenheiro e pesquisador. Acrescento ainda que a minha exigência, enquanto acadêmico, aumentou após a participação no evento dada a profundidade e complexidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em outras importantes instituições de ensino do país, mesmo em nível de graduação. Percebi que existem muitos outros tópicos a serem estudados e abordados!”, relata Rafael Pertum.