Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Grupo de pesquisadores do campus Toledo obtém concessão de patente
publicado: 09/08/2023 17h41 última modificação: 09/08/2023 18h00

Em 25 de julho de 2023, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu a primeira patente elaborada pela UTFPR - Campus Toledo, intitulada: "DETERMINAÇÃO DE TURBIDEZ POR ANÁLISE ESTATÍSTICA DE IMAGENS (BR1020160281075)".

A patente busca medir a turbidez, um parâmetro de qualidade de água, por método nefelométrico simples, envolvendo processamento digital de imagens.

Em 2016, a pesquisa multidisciplinar que originou a patente contou com a participação direta do discente do 5º período do Curso de Engenharia Eletrônica, David Antônio Brum Siepmann, que após graduar em 2019, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências em 2020, obtendo o título de mestre em 2023.

Os outros inventores são os professores Alberto Y. Nakano, Felipe W. D. Pfrimer e Ricardo Schneider que têm desenvolvido diversos trabalhos em conjunto.

Os princípios envolvidos na patente BR102016028107-5 foram empregados em outras produções científicas do grupo, além de um novo depósito de patente considerando o leite que é matéria prima para diversos produtos de alto valor agregado.

A patente foi protocolada no INPI em 2016 pela Agência de Inovação da UTFPR e teve o envolvimento da Divisão de Propriedade Intelectual do campus Toledo (DIPIN-TD) e do Núcleo de Inovação Tecnológica do campus Toledo (NIT-TD), com atuação e participação direta do Prof. Jefferson Gustavo Martins e do servidor Ivanir Marchetti.

Por fim, os inventores acreditam que o envolvimento de discentes dedicados sempre em busca de conhecimento são a chave para o desenvolvimento tecnológico contínuo e geração de propriedade intelectual.

Mais informações sobre a patente estão disponíveis no site do INPI: https://busca.inpi.gov.br/pePI/