Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos

Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos

Mestranda publica artigo em conceituada revista científica, a "Applied Surface Science"
publicado: 20/12/2018 10h25 última modificação: 20/12/2018 13h00
Figura representado o que foi desenvolvido na pesquisa

A aluna, Laisa Caroline Schossler Belusso, do Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB), linha de pesquisa em Desenvolvimento e Aplicação de Materiais, teve os resultados preliminares da sua dissertação publicado no periódico Applied Surface Science (Impact Factor: 4.4).

O artigo "Synthesis of Silver Nanoparticles from bottom up approach on Borophosphate Glass and their applications as SERS, Antibacterial and glass-based Catalyst" trata da aplicação de vidros borofosfatos em materiais bacterecidas, catalisadores e substratos SERS para espectroscopia Raman.

Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto desenvolvido com pesquisadores do Instituto de Física da Universidade Nacional de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), setor Palotina. A pesquisa também contou com a participação do pesquisador e egresso do PPGQB e do curso de Tecnologia em Processos Químicos, Guilherme Lenz.

A aluna faz parte de um grupo de pesquisa que é realizado na UTFPR - Câmpus Toledo sobre 'Polímeros e Nanoestruturas' (GPAN), que está vinculado ao CNPq. Nesse grupo participam docentes e acadêmicos do PPGQB e do curso de Processos Químicos.  Esses docentes (GPAN) participam de três programas de mestrado na região com foco em 'Materiais Nanoestruturados e Polímeros', da Linha de Desenvolvimento e Aplicação de Materiais.

Regularmente, o GPAN abre vagas em nível de mestrado para acadêmicos que tenham a intenção de desenvolver atividades de pesquisa relacionadas à temática do grupo. Informações sobre as linhas de pesquisa podem ser obtidas por meio do e-mail do grupo: gpan-td@utfpr.edu.br